Cultura Turismo

Parque Cultural Reserva Vitória é aberto para visitação

O novo espaço de cultura e lazer da Capital do Espírito Santo estará aberto ao público todos os dias, das 8h às 22h. O parque reúne obras de arte, playground para crianças de diversas faixas etárias, equipamentos de ginástica e muito mais

Os moradores de Vitória, de outros municípios capixabas e os turistas que visitam a capital do Espírito Santo agora têm um novo espaço de lazer. O Parque Cultural Reserva Vitória, na Enseada do Suá, em Vitória, foi inaugurado no fim da tarde desta sexta-feira (17). O espaço de 16 mil m² estará aberto ao público todos os dias da semana, das 8h às 22h.
O projeto é fruto de um investimento de cerca de R$ 26 milhões. Além da praça com área verde, batizada de Praça Dr. Luiz Buaiz, o parque também abriga um playground para crianças de diversas faixas etárias, equipamentos de ginástica, ruas para pedestres, paisagismo e sete obras de arte ao ar livre.
Entre as obras que estarão expostas está o trabalho dos capixabas Sandro Novaes e Vilar, além de obras de José Spaniol, Adrianna Eu, Thainan Castro e Antônio Bokel. Em janeiro, o espaço também receberá a obra “Randômica”, de José Bechara.
Mais de 500 mudas de árvores e plantas de 32 espécies da fauna ocupam a área verde do parque, que conta ainda com um espelho d’água de 40 m² para refletir a bela paisagem do local. A área também recebeu 6.700 metros de piso granito, da região Sul do Estado.
O parque foi construído pela Nova Cidade Empreendimentos, empresa do Grupo Buaiz, e doado à Prefeitura de Vitória para uso público. A administração será conduzida por meio de uma parceria entre os setores públicos e privado, que deve ser firmada em breve.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou a importância de ter um espaço que une sustentabilidade e cultura e favorece o crescimento da cidade.

“É um presente de Natal adiantado para a cidade de Vitória. São 16 mil m² de uma área que agora é pública e que a população poderá usar. Nós teremos cultura, arte e apresentações. Essa é uma área que vai se tornar referência no Estado. Isso mostra o potencial turístico da nossa cidade. Vitória agradece essa atuação e recebe esse presente com muita felicidade”, disse.

O projeto de paisagismo é assinado pelo Escritório Burle Marx, o arquitetônico pela DG Projetos de Diocélio Grasselli e a curadoria é da Matias Brotas Arte Contemporânea.

Parque compõe revitalização das regiões da Enseada do Suá e Curva da Jurema
O parque tem uma moderna rede de energia elétrica, que busca melhorar a iluminação da região e, assim, oferecer maior segurança e conforto para os frequentadores e moradores dos bairros que ficam ao entorno.
A segurança do espaço contará com câmera de monitoramento e reforços nas ações da Guarda Municipal.

“A prefeitura doou uma área para a Companhia da Polícia Militar, e no parque teremos câmeras de videomonitoramento funcionando 24 horas e também a presença da Guarda Municipal”, explicou Pazolini.

Ao longo do projeto, também serão realizadas a implantação de calçada cidadã e melhorias da ciclovia na Av. Marília Rezende Coutinho Scarton, que fica entre a Ilha do Boi e a Praia do Havaizinho.
De acordo com o prefeito de Vitória, em breve será publicado um edital para a revitalização da Curva da Jurema, que fica próxima ao parque.

“Estamos preparando o edital para a revitalização da Curva da Jurema, que irá se integrar a esta região. Vamos ter uma área vasta de cultura. Com a revitalização, a nova Curva da Jurema vai tratar ainda melhor os visitantes. Esse é um novo ponto turístico que vai integrar o litoral, a vista da terceira ponte e parte de Vila Velha”, destacou.

Fonte: Folha Vitória

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish