Educação

Clique Escola incentiva diálogo entre diretores escolares

Aplicativo do MEC alcança 220 mil downloads e abre canal de comunicação inédito

O Aplicativo do Ministério da Educação (MEC) contendo informações educacionais das mais de 180 mil escolas do País atingiu 220 mil downloads e traz a novidade de interação entre diretores. O Clique Escola — lançado em 2020 e atualizado no ano passado — é uma proposta de incentivar o cidadão a obter dados das escolas públicas e privadas de forma rápida e objetiva, numa só plataforma.
Desde dezembro de 2021, os diretores escolares já podem interagir por meio do aplicativo. A única exigência é que façam antes um cadastro no site acesso.gov.br, para o qual serão direcionados automaticamente. Os diretores poderão trocar informações, apresentar ideias inovadoras e empreendedoras que sirvam de modelo, discutir temas atuais, construir soluções e prevenir problemas já enfrentados em outras escolas, por exemplo.

“Os desafios dos diretores escolares são muito parecidos, mesmo considerando as grandes diferenças regionais no Brasil. Então pensamos que colocá-los em contato direto seria muito produtivo para dar mais eficiência à gestão escolar”, afirma o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato de Oliveira Brito, da Secretaria de Educação Básica (SEB).

As informações contidas no aplicativo são extraídas de banco de dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE).
O aplicativo traz informações financeiras, educacionais, de infraestrutura e dos projetos vigentes nas escolas. Com isso, o cidadão pode atuar mais ativamente na melhoria da educação, por meio do conhecimento aliado à participação das famílias na vida escolar do estudante. Dados demográficos das cidades também são disponibilizados pela plataforma.
Para baixar, é só acessar a loja de aplicativos de celular Google Play ou App Store.

Fonte: MEC

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish