Cultura

Entre os dias 25 e 27 de março, o Cultura em Toda Parte chega a Venda Nova do Imigrante

Apresentações artísticas e ações de formação vão ocupar o Centro Cultural Máximo Zandonadi, de sexta a domingo. Para as oficinas e palestras as inscrições estão abertas e são gratuitas

Dando continuidade na programação, a Caravana Cultura em Toda Parte chega na sua terceira cidade, após passar por Vitória e Baixo Guandu. Para Venda Nova do Imigrante serão 13 apresentações artísticas, mostra de videoclipe, quatro oficinas e uma palestra sobre criatividade. Além do espaço do Centro Cultural, o projeto conta com o Caminhão Palco do Cultura em Toda Parte, numa parceria com a Findes. Toda a programação é gratuita. Depois da primeira edição on-line, em 2021, o projeto assume um caráter itinerante e percorrerá presencialmente dez cidades do Espírito Santo, envolvendo as cinco regiões do Estado, durante dez finais de semana. A região 1 é gerida pelo Instituto Parceiros do Bem, que abrange as macrorregiões Metropolitana e Norte.
Para Simone Marçal, diretora-executiva do Instituto Parceiros do Bem, “realizar o projeto pelo segundo ano é um fundamental para o fomento artístico e cultural do nosso estado, além claro da oportunidade de geração de conhecimento e renda para centenas de profissionais da cultura”.

Oficinas
Além das apresentações artísticas e da mostra de videoclipes, o projeto traz oficinas de Iniciação ao Teatro, Iniciação ao canto e técnica vocal, Forró Pé de Serra e Grafite, além de uma palestra com o tema Criatividade. As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo site da Sympla.
A oficina de Iniciação ao Teatro tem como objetivo promover uma vivência dos participantes em como fazer teatral — sua discussão teórica e sua experimentação prática. As aulas serão divididas em três módulos: A preparação do ator, a construção do personagem e ao final a Prática Teatral, nos dias 25, 26 e 27 de março, às 14h, e será ministrada por Alcione Dias, atriz profissional nascida em Vitória, pós-graduada pela Ufes e também é formada em História da Cultura do Século XX pela Sociedade Brasileira de Instrução Centro Cultural Cândido Mendes. Professora da Escola de Teatro e Dança Fafi — Curso de Interpretação, ministrou a Oficina Sensibilização Teatral em Vitória, Viana e no Ponto de Cultura Manguerê de 2011 a 2017.

Amanda Bindaco é a responsável pela oficina de Iniciação ao Canto e Técnica Vocal nos dias 26 e 27 de março, às 9h, visa desenvolver e aprimorar de maneira prática, as habilidades e conhecimentos vocais, bem como, facilitar a prática do canto e proporcionar o alcance de aspectos como o canto consciente e saúde vocal. Graduada em Licenciatura em Música e Pós-Graduada em Voz Profissional, Amanda estudou Canto Popular pelo Curso de Formação Musical da Fames, além de cursos ligados à área do canto popular. Atuou como cantora do Choro Jovem da Fames, Coro Jovem da Fames, Coro Sinfônico da Fames, onde participou como solista do Concerto Brasil, atuou como solista e corista do Espetáculo Ópera Popular — TAMBORES, dirigido por Dori Santana, com arranjos de Bruno Santos, atuou como solista da Orquestra Pop & Jazz do Ifes. Hoje é professora de canto e regente de coro popular.

Daniela Honório atua profissionalmente há sete anos e tem experiência com vários estilos de danças: dança de salão, urbanas, funk e jazz, dentre outros. Já fez shows, clipes e direção coreográfica de diversos artistas e grupos. Olha só alguns deles: Pabllo Vittar, Dudu Nobre, Morenna, Gabriela Brown, Gr6 produções, Thamy Araújo, Rafael Barreto, Patrick Carvalho e SambaDM e dará a oficina de Forró Pé de Serra, que tem como proposta unir movimentos base em casal à autonomia de corpo solo, com a mistura do salão com o urbano. Daniela vai trazer uma temática mais inclusiva e despojada para aprender a dançar forró com um charme a mais, dançando em casal ou até separados. A oficina acontece nos dias 26 e 27 de março, às 9h.

A oficina de grafite acontece nos dias 26 e 27 de março, às 9h, e vai abranger a criatividade a partir da criação com traços e formas apresentadas pelo artista. Além disso, vai abordar também o trabalho de tom sobre tom e técnicas fáceis de 3D com luz e sombra. A ideia é apresentar o processo criativo do Alexandre e como ele enxerga a arte e meios de como viver de arte, ela será ministrada por Alexandre Altoé, artista plástico capixaba autodidata, que pinta nas ruas desde 2015 e busca sempre integrar a arte ao meio já existente ou elemento inusitado escolhido para a ilustração.
A palestra “Criatividade: O que inspira suas ideias?”, irá apresentar a criatividade como uma habilidade possível a todos e utilizada amplamente no nosso cotidiano. Não de criações premiadas e cultuadas, mas da criatividade como sobrevivência e estratégia de vida. Mostrar quais os fatores que interferem decisivamente no exercício da nossa criatividade, entre eles, a importância de cuidar de um ambiente profissional; compreender como a nossa bagagem de vida pode auxiliar na obtenção de ideias inovadoras e a utilizar a fantasia e a imaginação na busca de soluções. Ministrada por Victor Mazzei, publicitário, com mestrado em História (Ufes) e doutorado em Educação Física (Ufes), atua há mais de 25 anos como redator publicitário. Faz palestras com as temáticas Criatividade e Publicidade, além de workshops e consultorias nesta área. A palestra será no dia 26 de março, às 18h.

O Cultura em Toda Parte — Região 1 é gerido pelo Instituto Parceiros do Bem e abrange as macrorregiões metropolitanas e norte do Espírito Santo, levando uma programação cultural e formativa para diversos municípios capixabas. É idealizado pela Secretaria de Cultura do estado do ES (Secult), com gestão Instituto Parceiros do Bem, apoio da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e do Serviço Social da Indústria (Sesi), viabilizado através da Lei Aldir Blanc, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO
Programação
25 a 27 de março — 14h às 16h:
Oficina de Iniciação ao Teatro, com Alcione Dias

26 e 27 de março — 9h às 12h:
Oficina de Iniciação ao Canto e Técnica Vocal, com Amanda Bindaco
Oficina de Forró Pé de Serra, com Daniela Honório
Oficina de Grafite, com Alexandre Altoé
Palestra Criatividade: o que inspira suas ideias?, com Victor Mazzei
São 20 vagas para cada atividade formativa

25 de março — sexta-feira, a partir das 19 horas:
Mostra de Videoclipe
Espetáculo INUMERÁVEIS – IN PARES cia de dança
Chico Chagas e Roger Bezerra
Grupo de Dança Afro Negraô
Gabriela Brown

26 de março — sábado, a partir das 19 horas:
César Baldan
Conteúdo Paralelo
Grupo de Teatro e Dança Estirpe
Fabriccio

27 de março — domingo, a partir das 16 horas:
Lacarta Circo e Teatro
Vovó Gracinha (contação de histórias)
Monique Rocha (contação de histórias)
Grupo de dança Grünes Tal Plattler
Bruna Kethily

Onde: Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi
Rua do Ipê, 38 — Vila Betânia, Venda Nova do Imigrante
Inscrições gratuitas para oficinas: www.sympla.com.br
Informações: 27 3376-1674 – producao.parceirosdobem@gmail.com

Fonte: Secult-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish