Tecnologia & Inovação

Maior parte dos brasileiros ainda se confunde com conceito de metaverso

Um levantamento inédito realizado pela startup de pesquisas digitais OnTheGo deu um panorama sobre qual o nível de conhecimento e as expectativas do brasileiro em relação ao metaverso. Os dados demonstraram que a maior parte dos entrevistados acreditam que o conceito é “o futuro da tecnologia”.
O metaverso é um tema que tem gerado grande interesse por parte do público, principalmente depois que o conceito se tornou a “menina dos olhos” do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. Porém, para grande parte do público, incluindo o brasileiro, o tema se mostrou um pouco confuso e distante.
No entanto, a pesquisa “Descomplicando o Metaverso — O que os brasileiros acham do Metaverso” revelou que existem alguns mitos sobre o que o brasileiro médio conhece e espera do metaverso. O levantamento contou com 400 entrevistas, com pessoas com acesso à internet, das classes A, B, C, D e E.

Familiarizados, mas confusos

Interesse me Mark Zuckerberg e mudança do nome do Facebook para Meta confundiu parte do público (Foto: Meta/Divulgação)

O resultado mostrou que mais da metade do público, exatamente 56%, disse estar familiarizado com o termo metaverso. No entanto, apenas 60% dessas pessoas conseguiram definir corretamente o conceito, como um mundo virtual gerado por computador em que as pessoas podem socializar, trabalhar e jogar.
Outros 12% deram a definição incorreta de que o metaverso seria uma grande empresa de tecnologia que está desenvolvendo serviços para a internet. Desses, 10% fazem parte do subgrupo que respondeu que estava familiarizado com o termo e com o tema.

Segundo a OnTheGo, essa confusão é esperada e parte dela é “culpa” de Mark Zuckerberg, que mudou o nome da empresa controladora do Facebook para Meta em outubro do ano passado. Por conta dessa mudança, pode ser que parte do público brasileiro associe metaverso a uma empresa específica.

Visão geral é positiva
A pesquisa também demonstrou que os sentimentos do público brasileiro sobre o metaverso, no geral, são positivos. 36% dos entrevistados se disseram “curiosos” sobre o conceito. 25% se mostraram “animados”, e 22% se colocaram como “otimistas”. Por outro lado, apenas 2,5% se dizem “sem interesse” no metaverso.
O brasileiro também acredita que o metaverso estará presente na maior parte das atividades cotidianas, principalmente nas atividades do dia a dia, atividades de socialização, cultura e lazer. Porém, o que surpreende é que 45% acreditam que o metaverso será um espaço para investimentos.

Parte significativa dos entrevistados, 59%, diz acreditar que o metaverso não será um local exclusivo para empresas de tecnologia. Isso pode significar que marcas de outros segmentos podem ter espaço neste novo mundo. Por último, mas não menos interessante, 22% do público brasileiro acredita que o metaverso é uma alternativa melhor do que a realidade. Em contrapartida, 16% acreditam que o conceito não é tão bom quanto o mundo real.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish