Jovens indianos criam as primeiras baterias de aloe vera do mundo que não poluem
Em Rajasthan, na Índia, estão sendo desenvolvidas as primeiras baterias ecológicas e ecológicas. A empresa Aloe Ecell conseguiu substituir os produtos químicos e prejudiciais ao meio ambiente das baterias padrão pelo eletrólito da planta de aloe vera.
Estas baterias não são prejudiciais ao meio ambiente. Além disso, a empresa sustenta que elas têm uma vida útil maior do que as baterias convencionais. A tecnologia utilizada neste particular converte a energia química da planta de aloe em energia elétrica.
As baterias Aloe Ecell fornecem energia limpa e quando sua vida útil expira, elas não apresentam perigos ao meio ambiente quando são deixadas em aterros sanitários. Embora a planta de babosa seja famosa por suas propriedades hidratantes, agora é usada para fornecer uma alternativa energética.
“A Aloe Ecell desenvolveu as primeiras baterias de tamanho AA e AAA de 1,5 V 100% ecológicas e não perigosas usando aloe vera, que podem ser usadas como um substituto para as perigosas baterias secas que usamos há séculos em nosso controle remoto, controles, relógios, brinquedos, etc. a um custo 10% mais barato e 1,5 vez mais durável”. Eles apontam de seu site oficial.
Um jovem empresário de Lucknow e um jovem de Rajasthan usaram extratos de aloe vera e outros produtos à base de plantas para formar uma “bateria eletrônica verde” que foi premiada no Innovation Summit 2021 na Espanha.
Nimisha Varma, de Lucknow, e Naveen Suman, de Bundi (Rajasthan), são os que concluíram com sucesso um projeto que está diretamente ligado à conservação do planeta. As baterias convencionais deixaram muita poluição em todos os ecossistemas.
“É hora de ficar verde. O aloe vera é conhecido por suas propriedades curativas, mas encontramos um método para gerar energia elétrica a partir da energia química do aloe vera e de alguns outros componentes fitoterápicos”, explica Nimisha Varma.
Varma acrescenta: “Queríamos fazer algo para gerenciar os resíduos. Durante a investigação, descobrimos que as baterias usadas na vida cotidiana são perigosas. Eles são um dos maiores resíduos eletrônicos e uma das principais causas de efeitos na saúde. Foi quando encontramos uma solução de energia verde desenvolvendo baterias de aloe”.
Nos Estados Unidos, esta iniciativa é bem-vinda. As baterias de aloe podem ser usadas para alimentar dispositivos de baixo, médio e alto consumo. Embora a tecnologia ainda não esteja patenteada, já estão em andamento trabalhos em relação ao preço final da bateria. Pensa-se que o preço pode ficar entre 0,13 dólares por unidade.
As vantagens comparativas dessas baterias em relação às convencionais são as seguintes:
- São naturais e ecológicos.
- Não são perigosas e sua operação é inofensiva.
- Funcionam 50% mais do que as baterias convencionais.
- Custam 10% menos que as baterias de mercúrio.
As baterias de aloe apresentam a possibilidade de os agricultores diversificarem a renda de sua produção. Para a Índia, pode significar uma fonte de renda adicional, já que mercados como Europa e Estados Unidos têm fortes intenções de serem clientes regulares desse produto, que aguarda patentes.
Fonte: Território Secreto