Cultura

1º Festival de Chorinho, Jazz e Blues de Jardim Camburi

Evento começa na sexta (8) e vai até domingo (10)

Para de fortalecer ainda mais o polo gastronômico capixaba, a Prefeitura de Vitória promove mais um evento turístico cultural. É o 1º Festival de Chorinho, Jazz e Blues de Jardim Camburi, que ocorre de 08 a 10 de julho, na Av. Isaac Lopes Rubim, ao lado da praça Nilze Mendes, local muito conhecido do bairro.
A iniciativa da realização do evento se dá por meio Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), com objetivo de ampliar a capacidade de atração do fluxo turístico para os diversos bairros da capital e fortalecer as feiras comunitárias.

Eventos como esse também proporcionam a geração de trabalho e renda, por movimentar a cadeia produtiva da região, formada pelos comerciantes, vendedores informais e moradores da cidade. Além deles, os artistas, produtores, roadies e técnicos envolvidos nos shows musicais também têm oportunidade de trabalho.
No evento, pratos típicos serão comercializados nos Food Trucks e também por expositores, que já trabalham na praça Nilze Mendes vendendo comidas, bebidas e artesanato. No palco, shows musicais com artistas capixabas. O evento ocorre de 08 a 10 de julho, sempre a partir das 18h.

O Chorinho
Choro ou, como é mais conhecido, o Chorinho, é um estilo musical próprio da esfera urbana no Brasil. É um ritmo instrumental produzido no âmago das classes populares, que remonta, aproximadamente, há 130 anos atrás. Os grupos eram normalmente constituídos por chorões que gravitavam em volta de um trio composto por flauta, responsável pelos solos; violão, que adotava a performance de um contrabaixo, sendo assim conhecido como ‘baixaria’; cavaquinho, responsável pela harmonia musical por meio do equilíbrio entre os acordes e os ornatos do trecho, que preservavam o tema principal. O pandeiro também era manipulado para marcar os aspectos rítmicos.

Atualmente, no Espírito Santo, grupos como Sambachoro, Brasil Pandeiro e Choro da Ilha, preservam o chorinho, promovendo constantemente este estilo musical. No Espírito Santo, o grupo Urublues, que foi criado na Ufes, interpreta o ritmo há 34 anos. Eles são os representantes desse ritmo no festival.

Informações: 27 99993 8464

Fonte: PMV

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish