Saiba como fazer bolo salgado com brócolis e cúrcuma

O charme deste bolo é a pequena floresta de brócolis que aparece conforme você corta as fatias

O charme deste bolo é a pequena floresta de brócolis que aparece conforme você corta as fatias. Talvez seja um convite e tanto para os pequenos que não gostam muito de verduras (e os não tão pequenos também!).
Outro atrativo do bolo salgado é o lindo (e forte!) colorido dele graças à cúrcuma. Para quem não conhece, a cúrcuma também é conhecida como açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, ou ainda, por turmérico. É uma plantinha da família do gengibre e originária da Ásia. Sua principal característica é a cor forte amarela, que transfere para os alimentos.
A raiz da cúrcuma é seca e moída, e o pó resultante é utilizado como condimento. Ela acentua e dá cor a muitos pratos da cozinha indiana, principalmente o arroz. É também um potente antioxidante e anti-inflamatório. Já eu prefiro pensar em seu sabor picante e ligeiramente amargo, e sua fragrância que lembra mostarda.

Ingredientes
1 ¾ xícara de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de cúrcuma
1 colher (chá) de curry
3 ovos
100ml de azeite de oliva
100ml de leite (pode ser vegetal)
100g de queijo gruyère ralado (opcional)
Sal e pimenta do reino
1 maço pequeno de brócolis, cortado em floretes

Modo de Fazer
Preaqueça o forno (180°C). Unte e enfarinhe uma forma para bolo inglês média. Misture a farinha, o fermento, a curcumã e o curry em uma tigela grande. Em outra tigela bata juntos os ovos, o azeite e o leite. Coloque a mistura de ovos junto com a farinha e misture até ficar homogêneo. Junte o queijo gruyère ralado e misture somente até incorporar. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque parte da massa na forma preparada. Espete os floretes de brócolis na massa, com a parte do caule cortado para baixo. Cubra com o restante da massa. Leve ao forno por 30 a 40 minutos, ou até que esteja dourado.
Espete um palito e verifique ele sai limpo. Coloque sobre uma grade e espere cinco minutos antes de desenformar. Sirva em seguida.

Foto: Mônica Hering/Cozinhando como Antigamente
Fonte: CicloVivo