Férias em casa com as crianças: dicas para brincar com a natureza
As férias escolares podem ser um desafio para mães e pais, mas a natureza pode ajudar a trazer brincadeiras divertidas para as crianças!
Julho, férias escolares — nem toda criança consegue viajar ou fazer passeios nesta época do ano porque os pais estão trabalhando. Muitas crianças passam as férias em suas casas, na casa dos avós ou tios. Neste período as famílias enfrentam o desafio de afastar as crianças das telas e buscam alternativas para entretê-las.
As férias em casa podem ser bem divertidas! Para isto as crianças precisam ter acesso a materiais potentes que estimulem sua imaginação e que coloquem as em atividade.
Leve as crianças a um parque próximo de casa para uma divertida caça aos tesouros da natureza. Peça a elas para procurarem galhos, folhas e pedras soltos no chão. Recolham estes elementos naturais e levem para casa.
Em quantos brinquedos diferentes esses elementos naturais podem se transformar nas mãos das crianças?
Estimule as crianças a inventarem brincadeiras com esses materiais. Incentive-as a fazerem seus próprios brinquedos. Isto pode ser algo bem desafiador, envolvente e divertido para elas.
De acordo com o neurofisiologista Matti Bergstrom, da Universidade de Helsinki (FI), o uso das mãos na infância ativa as terminações nervosas das pontas dos dedos, favorecendo as sinapses, a organização cerebral e o desenvolvimento cognitivo da criança.
Confira algumas possibilidades de brincadeiras com esses materiais!
Jogo da Velha
Um jogo popular muito antigo, datado do século XIV antes de Cristo, no Egito, que tem como objetivo posicionar as peças de modo que formem uma linha reta. É um jogo simples e rápido.
Formam-se duplas para a brincadeira. Os gravetos são dispostos em uma superfície plana de modo que formem três linhas e três colunas. Cada criança escolhe um único símbolo (pedrinhas ou folhinhas). Os espaços em branco dessas linhas e colunas serão preenchidos com o símbolo escolhido. O objetivo é preencher as linhas diagonais ou as horizontais ou as verticais com um mesmo símbolo e impedir que a criança parceira faça isso primeiro.
Materiais necessários: quatro pedaços de gravetos, cinco pedrinhas, cinco folhinhas
Jogo de Empilhar
Um jogo divertido em que cada participante coloca um graveto sobre o outro para formar uma torre.
O jogo começa com uma dupla de gravetos sobre uma superfície plana dispostos um ao lado do outro numa distância de uns 5cm. Cada criança deverá acrescentar um graveto com o objetivo de levantar uma torre. O desafio é colocar com cuidado cada graveto para que a torre não desmorone.
Materiais necessários: vários gravetos mais ou menos do mesmo comprimento e espessura.
Pintura de Gravetos
Criação de duendes guardiões da natureza para espalhar no ambiente externo da casa — na grama do jardim ou num pedacinho de terra do quintal, e também em vasos de plantas da área interna da casa.
Materiais necessários: vários gravetos, tinta e pincel.
Essas são algumas das possibilidades de brincadeiras com gravetos. Quer aprender outras? Conheça o livro infantil ‘A Turma da Floresta uma brincadeira puxa outra’, que apresenta um grupo de crianças que passam horas inventando brincadeiras e brinquedos com gravetos, o elemento mágico da história.
Vamos aproveitar todo o potencial lúdico que a própria natureza oferece. Vamos brincar do lado de fora de casa e assim colocar as crianças em movimento e em contato com a natureza.
Fonte: CicloVivo