Economia

Mais de 40 milhões de investimentos na cervejaria artesanal capixaba

O Espírito Santo segue se destacando como um reduto de produção cervejeira e inovação tecnológica no segmento. Somando R$ 8.500.000,00 de recursos próprios, a Reserva do Gerente, situada em Guarapari, está entre as principais empresas do setor. Só este ano, já foram investidos R$ 700.000,00.
Já a Convento Cervejaria, que fica localizada em Serra, aumentou a sua capacidade produtiva em 120%, faturamento 45%, ampliou o mix inovando em produtos e triplicou o digital. E uma das novidades no segmento é uma startup de cerveja artesanal capixaba.

A MeuChope conta com choperias para autosserviço e um sistema de pagamento autônomo via pix e aplicativo. A startup é um canal de vendas para as cervejarias capixabas. O foco da empresa é promover as microcervejarias e democratizar o consumo do chope no Espírito Santo.
De acordo com o fundador da Reserva do Gerente, Ademar Belizário, todo o recurso de R$ 8.500.000,00 permitiu desenvolver uma estrutura para ir além.

“Tornar o momento da degustação da bebida uma experiência. Também abastecem mercados fora do Estado, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Entre os mineiros, no Mercado Central localizado em Belo Horizonte, somos o rótulo/ cachaça mais vendida, isso no estado da cachaça!”, explicou.

Hoje a Reserva do Gerente conta com uma capacidade produtiva de 80 mil litros de chope/cerveja por mês. A produção de cachaça, neste ano, é de 40 mil litros e o gim, por enquanto, são de dois mil litros por mês.
Para Léo Leal, um dos um dos sócios da Convento Cervejaria, o mercado de cerveja artesanal vem cada vez mais se consolidando, e para isso, investimos de forma significativa na nossa empresa”. Com ampliações da planta industrial, duplicando equipamentos vitais ao funcionamento constante, aumentamos o quadro de funcionários com produção constante etc.”, explicou. Com todo o crescimento desenvolvido dentro da empresa, diversas opções tem sido lançadas como a cerveja Maria Ortiz, a de lavanda, a Belgian Tripel, e a Double Ipa, etc.

“A produção mensal gira em torno de até 30 mil litros/mês em uma sala de brasagem de 350 litros à vapor, 20 fermentadores de tamanhos entre 350 litros e dois mil litros espalhados para os estabelecimentos plugados com seus serviços”, ressalta Leal.

(Foto: ES Brasil)

Startup capixaba de cerveja artesanal
Capitaneada pelos sócios fundadores Augusto Sato e Bruno Medeiros, a MeuChope tem um investimento de R$ 40 milhões. Desde seu lançamento, a empresa vem crescendo e diversificando seus pontos de venda. A primeira operação começou na sede na Mata da Praia, em Vitória e hoje já está disponível nos principais shoppings centers: Shopping Vitória, Praia da Costa e Boulevard Vila Velha.
De acordo com um dos sócios, Augusto Sato também são atendidos pontos comerciais, condomínios residenciais e empresas. “Já estamos no Base 27, Space 22, Posto Iate, centro esportivo Vitória, Rede Gazeta, coworking Na Capital e na faculdade Fucape”, conta Sato.

Entre as operações futuras estão o Shopping Moxuara, Mestre Álvaro e Espetinho Mimi. A MeuChope nasce para ajudar as cervejarias locais a terem o melhor canal de distribuição, venda e marketing. “Trabalhamos para reduzir com inteligência e tecnologia os custos das microcervejarias e facilitar o planejamento de produção e vendas”, pontua o outro sócio, Bruno Medeiros.
Entre as intenções da MeuChope está a de criar capilaridade para quem não tem essa opção.

“O consumidor depende de grandes marcas para distribuição e queremos ser o caminho de distribuição de um produto de qualidade por um menor valor”, finaliza Medeiros.

Haroldo Filho

Haroldo Filho

Jornalista – DRT: 0003818/ES Coordenador-geral da ONG Educar para Crescer

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