Paleo & Arqueologia

Arqueólogos descobrem hábitos dos primeiros humanos da Europa

Escavações na Romênia revelam sítio de fabricação de armas usado pelas populações primitivas europeias

Durante uma escavação no sítio arqueológico de Româneşti, localizado no oeste da Romênia, a descoberta de artefatos líticos (que são objetos de pedra lascada ou polida confeccionados pelos povos primitivos) e restos humanos ajudaram pesquisadores a entender um pouco melhor como se deu o processo de adaptação dos primeiros Homo sapiens na Europa.
A grande presença de tecnologias líticas no local, segundo a Revista Galileu, indica que a região consistia em um sítio de fabricação de armas para os humanos que ali viviam. As descobertas foram feitas, analisadas e descritas por arqueólogos holandeses em um estudo do jornal de ciências, Scientific Reports, na edição da última sexta-feira (19).

O estudo da região do oeste da Romênia é muito importante para a história humana, uma vez que o local foi, possivelmente, o principal acesso dos povos primitivos à Europa. Investigações assim podem tornar possível compreender como viviam os primeiros povos europeus.

Reconstrução digital de como seriam os primeiros humanos que viveram na Europa (Foto: Foto por John Gurche/Chip Clark/Wikimedia Commons)

Descobertas e pesquisas
Após longas pesquisas, estudiosos e arqueólogos puderam determinar que as lascas de pedra encontradas no sítio arqueológico na Romênia serviam principalmente para a construção de flechas ou lanças. Em outros casos, tinham ainda outras funções, servindo para amolecer objetos, endireitar hastes de madeira e etc.
Assim, a equipe de cientistas concluiu que o sítio de Româneşti era uma espécie de oficina para fabricação de armamentos para aqueles humanos primitivos da Europa. Os artefatos ali criados seriam também transportados para outras regiões.

O próximo passo para os pesquisadores é buscar identificar como os primeiros Homo sapiens tiveram contato com os neandertais, visto que algumas pesquisas recentes indicam que houve, sim, cruzamento entre as duas espécies distintas no passado.

Foto: Neanderthal-Museum/Mettmann/Wikimedia Commons

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish