Educação Tecnologia & Inovação

Conheça aplicativos do Ministério da Educação que combinam tecnologia e aprendizado

GraphoGame Brasil e plataforma tecnológica

Na última segunda-feira (29) foi celebrado o Dia Internacional do Gamer. A data foi instituída por um grupo de revistas espanholas especializadas em jogos, como uma forma de homenagear os adeptos dos jogos digitais. O dia tem também como propósito conscientizar a população sobre os benefícios da prática para as diversas culturas espalhadas pelo mundo.
De olho em ferramentas que colaboram com o processo de aprendizagem do estudante, o Ministério da Educação investe em tecnologia e inovação no sentido de garantir mais possibilidades de levar conhecimento a quem precisa, de maneira ágil e eficaz. Atualmente, o Ministério da Educação disponibiliza o aplicativo GraphoGame, que incentiva estudantes a aprenderem a ler, e a Plataforma Integrada de Recursos Educacionais Digitais, que possui, entre os materiais disponíveis, jogos pedagógicos que ensinam de forma divertida.

O GraphoGame Brasil, voltado para crianças de quatro a nove anos de idade, incentiva os estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental a aprenderem a ler as primeiras letras, sílabas e palavras, com sons e instruções em português do Brasil, dentro de uma dinâmica de jogo baseada em evidências científicas. O aplicativo faz parte do Programa Tempo de Aprender, da Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação, e possui mais de 1,6 milhão de downloads.

Dividido em 57 sequências com diversas fases, o Graphogame combina duas fases. A primeira chamado Estrelas, é dedicado exclusivamente ao uso escolar. Já o segundo, o Mapa da Aventura, dá a oportunidade de a criança jogar de maneira livre. O início do desafio lida com as vogais e evolui para outras etapas, conforme a dificuldade da criança, que começa com 0 pontos e à medida que acerta as questões adquire moedas que poderão ser utilizadas em lojinhas virtuais para customizar seu personagem.

A Plataforma Integrada de Recursos Educacionais Digitais, por sua vez, reúne um material digital em diversos formatos para o uso do professor e dos estudantes. Entre os materiais disponibilizados estão 24 jogos que abordam temas como química, matemática, português e outros. Os jogos, que podem ser baixados gratuitamente por meio da plataforma RED e também da play store e app store, incentivam os estudantes a aprenderem brincando.

Como utilizar
O aplicativo GraphoGame está disponível gratuitamente para ser baixado em aparelhos com os sistemas Android, IOS e Microsoft. Ao abrir o jogo, ele ofertará à criança a alternativa de especificar seu nome para montar o avatar, escolhendo as cores da pele, do cabelo e das roupas. Pronto, a criança já pode começar a se divertir em uma série de aventuras virtuais.

Na versão mais atual do software, destacam-se as novas sequências com acréscimo de palavras e frases mais complexas, elementos culturais, mapa interativo 3D, relatórios de aprendizagem detalhados para professores e pais, e o suporte individualizado aos usuários. Os jogos da Plataforma Integrada de Recursos Educacionais Digitais também estão disponíveis para os sistemas Android e IOS.

Graphogame — Saiba Mais
O software, que é finlandês, conta com experiências exitosas em mais de 30 países de todo o mundo, tendo já sido traduzido para mais de 25 línguas. A disponibilização do aplicativo é fruto de uma parceria do Ministério da Educação com o Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a única instituição no País autorizada pelos criadores originais do jogo educativo a realizar a adaptação para o português brasileiro.

Fonte: MEC

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish