Educação

Brasil cumpre série de compromissos internacionais para melhoria da educação brasileira

Ministério da Educação compartilhou experiências educacionais em fóruns internacionais no último bimestre

O Brasil participou de uma série de eventos multilaterais e de encontros bilaterais com variadas lideranças internacionais durante os meses de agosto e setembro, com o objetivo de apresentar políticas educacionais bem-sucedidas do Brasil e trocar experiências sobre as melhores práticas internacionais, identificando metodologias inovadoras que possam ser incorporadas no ensino do País e prospectando futuras parcerias que beneficiem os estudantes brasileiros.

Singapura, um dos primeiros destinos da comitiva do Ministério da Educação (MEC), ostenta os melhores desempenhos nas avaliações internacionais de educação, é referência em currículo escolar e no modelo de valorização e formação dos professores. Durante as visitas técnicas ao país do Sudeste Asiático, foram compartilhadas boas experiências na área do ensino.

Em Bali, na Indonésia, durante o encontro do G20, que reuniu ministros da Educação das principais potências do mundo, o MEC compartilhou as políticas educacionais em andamento no Brasil e ouviu as principais ações dos países.

Além disso, participou de encontros bilaterais com representantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); da Índia; Indonésia; Austrália; Banco Mundial, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, além de algumas trocas informais.

Entre os temas abordados nas ocasiões estavam o desenvolvimento de pesquisas de bioenergia, mineração, medicina e tecnologia; além da atualização dos currículos; estratégias adotadas para a recuperação das aprendizagens dos estudantes, neste momento pós-pandemia; educação básica; primeira infância e implantação de projetos sustentáveis e projeto socioemocional nas escolas.

O Ministério da Educação também esteve na Flórida, Estados Unidos, para participar do Gartner Data & Analytics Summit. A Conferência reuniu os principais líderes do setor de dados, análises e negócios do mundo para conhecer e discutir tecnologias e tendências de mercado. Na ocasião, representante da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, do MEC, pôde trocar experiências sobre estratégias de gestão e governança de dados dentro da Pasta.

Hoje, um dos maiores desafios que as instituições educacionais enfrentam é o crescimento exponencial dos dados educacionais e a transformação desses dados em novos insights que podem beneficiar os alunos, os professores e os gestores educacionais. O MEC conduz projetos estratégicos como a Rede Aprender, que visa consolidar uma estrutura de interoperabilidade de dados do ecossistema educacional apoiando, de forma mais efetiva, a oferta de serviços digitais e abastecer as políticas públicas.

O modelo de formação docente de Portugal motivou a equipe chefiada pelo ministro Victor Godoy a visitar a Universidade de Lisboa para debater possibilidades de parcerias. O aprimoramento da formação e a valorização dos professores são prioridades para o Brasil, pois são fatores fundamentais para potenciar a qualidade e excelência do ensino e aprendizagem.

Mais missões
Em Nova Iorque (EUA), a Cúpula para Transformação da Educação das Organizações das Nações Unidas mobilizou chefes de Estado, gestores públicos e terceiro setor para atuarem em uma agenda de transformação da educação. A convocação, que contou com a participação do MEC, foi uma resposta à crise global na área que se instalou após a pandemia da covid-19.
Na Palestina, a missão, que contou com a facilitação da Alemanha, foi composta por representantes do MEC, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e dos Institutos Federais de Pernambuco e São Paulo. Com ênfase na Educação Profissional, Científica e Tecnológica, promoveu-se o intercâmbio de conhecimento técnico e a capacitação de servidores palestinos nas áreas de energias renováveis e eficiência energética.

Já em Israel, a comitiva do Brasil realizou visitas técnicas em locais especializados em educação especial, com finalidade de conhecer as políticas públicas implementadas com sucesso no país, como o trabalho de pesquisa desenvolvido no Centro de Autismo, da Universidade Hebraica de Jerusalém, que faz interface entre pesquisa, atendimento clínico e atenção à comunidade.
A agenda internacional teve continuidade na Índia, onde o fortalecimento da cooperação entre as duas nações ocorreu por meio da participação na Cúpula Asiática em Educação e Habilidades (Ases) e de visitas técnicas a centros e polos universitários a fim de debater inovações e possíveis parcerias na área da educação superior e do ensino a distância.

O itinerário do Brasil no exterior foi encerrado com uma missão na Alemanha, para conhecer os conceitos e as práticas no campo da economia circular. Após entrar em contato com a experiência do país europeu, a comitiva brasileira se comprometeu a ampliar o debate em território nacional e traçar novas estratégias voltadas para o segmento, especialmente no desenvolvimento de profissionais para atuar nessa nova temática.

Fonte: MEC

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