Paleo & Arqueologia

Qual o maior animal terrestre que já existiu?

Criaturas gigantes aparecem na ficção como monstros dispostos a destruir cidades inteiras. Mas na vida real é bem diferente e nenhum animal que anda na Terra atualmente tem o tamanho de um prédio ou é capaz de acabar com civilizações (exceto, talvez, os humanos nesse item). Mas já houve uma criatura de dimensões colossais. Afinal, qual o maior animal terrestre que já existiu?

Hoje, o maior animal que anda pelo nosso planeta é o elefante-africano, que pode chegar a ter quatro metros de altura e 10 de comprimento para um peso de até sete toneladas. Mas ele está longe, mas bem longe, do tamanho que alguns dinossauros tinham na era Jurássica. Essas criaturas colossais extintas há milhares de anos poderiam chegar a tamanhos que chega a ser difícil para nós compreender.

Mas se você aposta que o maior dinossauro que já existiu foi o famoso Tiranossauro Rex, lamento informar que você está bem equivocado. Apesar de ser o mais conhecido, o T-Rex está longe de ser o maior dinossauro, mas por um bom tempo foi considerado o maior carnívoro, o que ajudou na sua fama de “máquina de matar”. Mas até esse título ele perdeu, para o Espinossauro.

Patagotitan mayorum em comparação com um ônibus de dois andares (Foto: Divulgação/Museu de Paleontologia Egidio Feruglio)

Maior animal que já pisou na Terra
O título de maior animal que já pisou pela Terra (até onde sabemos) pertence ao Patagotitan mayorum, um dinossauro recém-nomeado. Esse colosso, que viveu há mais de 102 milhões de anos, tinha 36 metros de comprimento e pesava mais de 69 toneladas, o mesmo que 12 elefantes-africanos.

O título anterior pertencia a Dreadnoughtus, um pouco menor que o Patagotitan. Esses dinossauros gigantes fazem parte de uma “categoria” batizada de titanossauro.
O Patagotitan foi descoberto pelos paleontólogos José Luis Carbadillo e Diego Pol do Museu de Paleontologia Egidio Feruglio.

Eu, mais do que a maioria, consigo identificar-me com eles e com o suor, o esforço, a frustração e o desconforto que experienciaram enquanto tentavam recolher ossos daquele tamanho e naquela quantidade do solo para levar em segurança para um museu”, comentou na época Kenneth Lacovara, paleontólogo que participou da descoberta do Dreadnoughtus.

Lembrando que esse é o maior animal terrestre que já existiu, mas na água temos alguns bem maiores como a baleia-azul, que pode chegar 32 metros de comprimento e pesar 180 toneladas, sendo a maior criatura que se tem registro.

(Foto de capa: Divulgação/Museu de Paleontologia Egidio Feruglio)

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish