Purificador de água supereficiente é desenvolvido
Um purificador de água produzido a partir de materiais ecológicos possui alta eficiência e velocidade de purificação
Uma equipe de pesquisadores desenvolveu um purificador de água eficiente feito com materiais ecológicos. O purificador foi desenvolvido pela equipe de pesquisa liderada pelo professor Park Chi-Young do Departamento de Ciência e Engenharia de Energia do DGIST. Ele foi projetado para remover tanto compostos orgânicos voláteis (VOCs), quanto microplásticos da água.
O purificador é feito de um polímero poroso que funciona à base de efeito fototérmico. Os materiais usados na sua fabricação são baratos e de fácil acesso, facilitando sua comercialização. Além disso, o processo de purificação feito pelo polímero é muito rápido e será uma alternativa para outros purificadores do mercado. Com o aumento da poluição da água, principalmente pelo rápido crescimento da indústria química, o polímero é uma saída para outros materiais purificadores porosos que possuem uma filtração lenta e que demandam altas taxas de energia térmica.
Como funciona o purificador
Um experimento de oxidação também foi feito no polímero, e indicou que ele pode ser usado na absorção de micropoluentes no ambiente aquático. A partir da introdução de um grupo funcional hidrofílico, moléculas com maior afinidade por água e capaz de absorvê-la, o material pode purificar a água de forma eficiente. Além disso, ele não exige muita energia térmica para ser reciclado.
O material, que pode ser usado diversas vezes sem perda do seu desempenho, envolve uma membrana de tratamento. A membrana purificadora, também produzida pela equipe, evapora a água usando a energia solar como força motriz.
O polímero que a envolve atua tanto absorvendo a água e os micropoluentes, como também é responsável pela absorção e conversão da luz em calor. Chi-Young acredita que o purificador pode ser utilizado para fornecer água potável em regiões sem energia elétrica.
A tecnologia desenvolvida por ele remove mais de 99,9% dos microplásticos e VOCs da água. Além disso, o purificador satisfaz demandas como alta reciclabilidade, é super-rápido e eficiente e permite sua industrialização e comércio devido ao baixo custo de sua produção.
Fonte: Olhar Digital