Economia

Projeto Praia Grande Arte Verão

O evento, que acontece nesse final de semana, contará com aproximadamente 100 empreendimentos individuais e associações

O Projeto ‘Praia Grande Arte Verão’ nasceu para beneficiar os artesãos e os pequenos empreendedores de Fundão, de municípios vizinhos e da região litorânea, com o objetivo de promover o fortalecimento dos eixos geração de renda, preservação ambiental e cidadania.

O trabalho com o artesanato, além de resgatar a autoestima dos artesãos, propicia, principalmente, a geração de trabalho e renda. O artesanato é um dinâmico setor da economia criativa do País, liderando as estatísticas de geração de trabalho e renda. A produção de artesanato oferece índices de lucratividade bastante atraentes, requerendo baixo investimento. Quando aliado ao turismo, há o incremento e o escoamento dessa produção, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.

O evento contará com aproximadamente 100 empreendimentos individuais e associações. Estima-se que, por ser um período de verão e carnaval, haverá um grande fluxo de turistas, visitantes e possíveis compradores possibilitando os divulgadores espontâneos da feira.

Para Gil, prefeito do município, o evento incrementa e economia da cidade, “o evento, que tem parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), objetiva fazer uma festa para todos que frequentam o nosso belo litoral e proporcionar, é claro, renda para as pessoas que produzem, que fazem parte da cadeia econômica de Fundão”, afirma. Criatividade é fundamental nesse momento.

Entrevista com o prefeito Gil (Foto: Ton Costa/F&N)

Usamos a criatividade para estimular e incrementar a nossa economia. Estarão aqui os microempreendedores, todo esse pessoal que está, direta e indiretamente, ligado à cadeia econômica do município e, por isso, nossa expectativa é a melhor possível. Antes do reinício das aulas, Praia Grande vinha recebendo mais de cinco mil pessoas nos finais de semana, então, acredito muito numa presença maciça de público durante a Feira”, acrescentou o prefeito.

Pensamento compartilhado pelo vice-prefeito, Murilo Coutinho, que vê a feira deste ano superando a do ano passado em espaço e no público também.

A atividade artesanal, além de trazer melhorias nas condições de vida dos artesãos, contribui para o desenvolvimento econômico local. O artesanato está ligado à riqueza cultural bem como a uma forte vinculação com o setor turístico. Todos estes atributos Fundão tem e, potencializar isso para os artesãos, os moradores e os turistas, é uma obrigação da municipalidade”, explica Murilo.

Para o expositores Ricardo e Evandro, da família Brozeghini, que produzem organicamente (sem veneno e adubo químico) plantas ornamentais e que terão um estande na feira, acreditam muito nesse de evento proporcionado pela prefeitura. “É uma grande oportunidade, porque esses eventos oficiais ajudam a fomentar negócios, por isso, queremos parabenizar a iniciativa do município”.

Dados sobre artesanato no Brasil
Estudos mostram que o artesanato ocupa um lugar de destaque no âmbito das atividades econômicas. A atividade artesanal apresenta-se como fonte de emprego e renda para mais de 8,5 milhões de pessoas no Brasil, e movimenta cerca de 28 bilhões de reais ou 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.

O artesanato brasileiro é um dos mais ricos e diversificados do mundo, possuindo amplas perspectivas de expansão no mercado internacional. Cada região apresenta um estilo típico, feito de acordo com as matérias-primas que cada uma oferece e o costume do seu povo. As peças artesanais guardam tradições que vão ganhando novos traços com o passar do tempo. Contudo, não perde sua originalidade, fruto da herança de raças distintas. Incentivar este setor econômico significa atenuar desigualdades sociais verificadas nas distintas regiões e preservar os valores culturais locais.

Haroldo Filho

Haroldo Filho

Jornalista – DRT: 0003818/ES Coordenador-geral da ONG Educar para Crescer

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish