Tecnologia & Inovação

Tesla mostra avanços do Optimus, seu robô humanoide

Protótipo foi apresentado pela primeira vez em outubro de 2022

A Tesla aproveitou o Dia do Investidor, tradicional evento da empresa, para falar não apenas de planos financeiros ou de seus EVs mais caros, mas também apresentar os avanços com o robô humanoide Optimus, que agora consegue andar, pegar e carregar itens, além de outras tarefas básicas.

Em outubro de 2022, a empresa apresentou durante o Tesla AI Day o primeiro protótipo do robô funcional. O robô usa a mesma inteligência artificial do piloto automático e do software Full Self-Driving (FSD) da Tesla. Na apresentação, Musk detalhou o desenvolvimento de Optimus, já que em outubro ele foi mostrado no palco apenas para realizar um simples aceno ao público.

Vale a pena ter em mente que, quando fizemos o dia da IA, esta versão do Optimus não andava. Portanto, a taxa de melhoria aqui é bastante significativa. Obviamente não está fazendo parkour, mas está andando por aí, e temos várias cópias, suponho, do Optimus”, afirmou Elon Musk durante o Tesla Investidor Day.

O robô Optimus da Tesla agora está andando e usando suas mãos humanoides para tarefas básicas (Foto: Divulgação/Tesla)

De acordo com Musk, a Tesla é a empresa mais próxima de desenvolver um robô autônomo para ser lançado para o mercado.

O que a Tesla traz para a mesa que os outros não têm, somos os mais avançados em IA do mundo real. Acho que não há ninguém nem perto de Tesla para resolver a IA do mundo real. Não é tão útil ter um robô humanoide se você tiver que programar todas as ações. Ele precisa ser capaz de andar por aí de forma autônoma e resolver tarefas. Você deve ser capaz de instruí-lo em coisas simples, mostrando visualmente o que o robô precisa fazer ou apenas dizendo o que fazer. Essa é a principal vantagem que temos”.

No vídeo de demonstração, o Optimus aparece realizando tarefas de manutenção em outro robô humanoide. Musk acredita que o robô pode ser usado um dia em aplicações industriais da Tesla e até mesmo ser comercializado para o público.

Você pode ver uso doméstico para robôs, e certamente [verá] uso industrial para robôs humanoides. É apenas uma questão de tempo. Acho que podemos exceder uma proporção de 1:1 de robôs humanoides para humanos”.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish