Iema responde à ambientalista da ONG Juntos SOS ES


A ONG Juntos SOS ES questionou o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), sobre a presença dos novos equipamentos instalados na Estação 04, na Praia do Suá e suas funções no processo de despoluição e/ou medição de poeira sedimentável do ar da Região da Grande Vitória e a Coordenação de Qualidade do Ar e Áreas Contaminadas. Em NOTA, a autarquia respondeu que, tais equipamentos, conforme observado pela associação ambientalista Juntos SOS ES, instalados na área do Corpo de Bombeiros de Vitória, consistem em:

• Analisador automático de Poeira Sedimentável (PS) — Equipamento localizado na parte superior da estrutura da estação destinado ao monitoramento automático de OS. O equipamento foi adquirido pela empresa ArcelorMittal, em atendimento a condicionante ambiental. Trata-se de equipamento de tecnologia francesa operada pela empresa Aires que atualmente se encontra em fase de operação em fase de teste operacional.

O equipamento em questão consiste em um coletor de poeira que realiza a pesagem do material (poeira sedimentável) por meio de uma balança de precisão, com a periodicidade desejada, no caso de hora em hora. O equipamento possui uma interface de transmissão das informações e são disponibilizados após validação em um sistema próprio;


• Equipamentos de medição de PM10 e PM2,5 — Encontra-se em fase de operação assistida os novos equipamentos de PM10 e PM2,5 da estação 04. Os novos equipamentos foram adquiridos e instalados pela empresa Vale, por meio do Convênio 001/2021, e estão em acordo com as exigências técnicas do Iema para modernização das estações de qualidade do ar;
• A modernização em curso inclui ainda a substituição dos medidores de gases. Contudo, tais equipamentos ainda encontram-se em fase de preparação para instalação pela ArcelorMittal, por meio do convênio 002/2021, o que deverá acontecer nos próximos meses.


Além dos equipamentos que compõem a RAMQAR, está instalado próximo à estação 04 um contêiner — contendo uma estação móvel adquirida pela Ufes junto a empresa Aires e destinada a pesquisa científica. Ressalta-se que o referido container não é integrante da Estação 04 e, portanto, os equipamentos nela contidos não são de responsabilidade do Estado. O Iema não possui informações referentes a situação da pesquisa, uma vez que os dados coletados não são interligados a base de dados do Iema. A Gestão da estação móvel citada é de responsabilidade, única e exclusivamente, da Ufes.
