Geral

População da Terra vai despencar

É esperado um declínio da população no mundo nas próximas décadas

por: Lucas Soares

Em novembro do ano passado, a população da Terra chegou a oito bilhões de pessoas, número que vem aumentando constantemente. No entanto, esse crescimento não vai durar para sempre. Estimativas apontam que a taxa de natalidade vai despencar em breve.

  • De acordo com um relatório da ONU, em 2050 devemos ter nove bilhões de habitantes. Ou seja, daqui a quase 30 anos;
  • O que mostra uma redução no crescimento, já que chegamos a 7 bi em 2011, há 12 anos;
  • A redução da população economicamente ativa já é vislumbrada em países da Europa
  • Mas até o momento, Ásia, África e América Latina mantém a população global em crescimento alto;
  • Isso pode mudar em breve se as atuais perspectivas foram mantidas

Queda na população já deixou de ser hipótese
A redução no crescimento populacional já é fato. Embora alguns pesquisadores argumentam que uma população menor, ou estagnada, significa menos demanda por alimentação e serviços. Mas outros acreditam que a redução da população economicamente ativa pode causar problemas na economia. Na Europa, já foram vistas medidas para tentar incentivar os cidadãos a terem filhos e a China já acabou com a polêmica política do filho único, que vigorou por 35 anos no país.

O cenário chamado de “Too Little Too Late” acredita em um pico populacional global de 8,8 bilhões em meados deste século e um declínio gradual para 7,3 bilhões em 2100. No entanto, esse modelo, assim como outros do tipo, ignoram algumas características fundamentais do crescimento econômico. “Poucos modelos proeminentes simulam crescimento populacional, desenvolvimento econômico e suas conexões simultaneamente”, afirma o economista Beniamino Callegari, um dos autores do relatório.

O que pretendemos alcançar com nossos cenários é ilustrar que mudanças demográficas, socioeconômicas e naturais são possíveis e sua magnitude e impacto final dependerão principalmente das ações que vamos realizar tomar nesta década”, completa ainda o estudo.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish