Pneus que não furam também são à prova de balas?
Como não precisam de ar, os pneus continuam rodando mesmo após levar um tiro
por: Gabriel Sérvio
Velhos conhecidos da indústria automotiva, os pneus também estão ficando mais avançados. Um dos conceitos promissores é o modelo à prova de furo e sem ar criado pela francesa Michelin.
Cada vez mais perto de chegar às ruas, o produto conhecido como UPTIS (ou Sistema Único de Pneu à Prova de Furos em português) já provou que é seguro para rodar na cidade em velocidade baixa e passou recentemente por outro teste importante.
Agora, os pneus provaram que também vão bem em alta velocidade, mais precisamente até 210 km/h. Apesar de uma pessoa comum dificilmente rodar neste ritmo, o teste na pista tem um propósito diferente e foi um pedido feito especificamente por autoridades de polícia da Europa, revela a fabricante.
Pneus à prova de furo (e de balas)
A fabricante disse que foi procurada por agentes europeus que desejam “calçar” as viaturas com o UPTIS. O vice-presidente sênior da Michelin, Bruno de Feraudy, disse em entrevista que o produto resolve uma das estratégias usadas por criminosos para fugir: atirar nos pneus das viaturas. Como não precisam de ar, os pneus continuam rodando mesmo após levar um tiro: “Queremos isso nos nossos carros”, disseram as autoridades.
Apesar de não entrar em detalhes sobre como foi feito o teste de velocidade, a Michelin diz que foram utilizadas viaturas policiais comuns. A empresa também antecipou que já está negociando com gigantes com a Testa e a GM (General Motors) para testar o UPTIS em mais veículos.
Este ano, os pneus passaram por mais testes de rodagem no elétrico Chevrolet Bolt e em vans de entrega da transportadora DHL. Um setor que deve tirar proveito da novidade é justamente o de veículos comerciais, bem como os carros autônomos (sem motorista caberia ao passageiro trocar o pneu, o que não é lá muito prático).
Pneus mais sustentáveis
Segundo um levantamento feito pela companhia francesa, pelo menos 200 milhões de pneus ainda com vida útil são descartados no meio ambiente por defeitos simples, como rasgos ou perda de pressão.
A ideia é que o UPTIS também ajude a diminuir esse número e cause menos impacto no planeta, já que é feito usando apenas materiais renováveis. Sua produção também é mais simples que os pneus convencionais, destaca a Michelin.
Quando chega ao mercado?
Segundo a empresa, o plano é colocar os pneus à prova de furo nas lojas até o fim de 2024, ano em que o produto começará a ser distribuído em larga escala. Ainda não há previsão de preço final.
Fonte: Olhar Digital