Esportes

5ª Muriçoca Cup de Futevôlei — Praia de Camburi

O futevôlei caiu de vez no gosto popular. Pessoas de todas as idades têm lotado as inúmeras arenas e quadras espalhadas de Norte a Sul no litoral e clubes capixabas. Os praticantes da modalidade democrática que abrange os mais variados tipos e idades (jovens, crianças, homens, mulheres) contam ainda com os benefícios à mente, ao corpo e à alma, além da ajuda na interação social. Ou seja, o esporte só faz bem.

Um exemplo de tudo o que foi citado acima é o praticante da modalidade, Maurício Coelho, também conhecido como “Muriçoca”, 75 anos e em plena forma física, pratica futevôlei há mais de 20 anos. E a paixão pela atividade é tanta que resolveu criar uma competição que reunisse os amantes da modalidade esportiva. Maurício é o idealizador da Muriçoca Cup Futevôlei.

Guido, Coronel e Cleitinho – 2º lugar (Foto: Arquivo Pessoal)

Comecei a jogar futevôlei há mais de vinte anos e, se a galera chamar, a gente vem pra cá brincar em dupla ou em trinca. Jogamos de acordo com o número de jogadores. O bacana é que as meninas jogam também e não fazem feio, pelo contrário, além de abrilhantarem o evento, costumam ser mais concentradas e empenhadas. A Muriçoca Cup está na quinta edição e conta com o apoio de estrutura da prefeitura de Vitória (banheiro químico e grades de proteção), além de colaboração dos próprios atletas que estão participando da competição, todos ajudam com o que podem e, a meu ver, essa interação que é bacana”, explica.

Muriçoca e Paulinho Preto – 3º lugar (Foto: Arquivo Pessoal)

Apesar de estar na quinta edição, a Muriçoca Cup Futevôlei encontra muitos desafios para a sua realização, principalmente no que diz respeito a patrocínios. “Apoio é uma coisa difícil de arranjar, o esporte amador precisa desse respaldo da iniciativa privada, mas não tenho do que reclamar, todos os anos, com ou sem patrocinador, realizamos o evento. Qualidade de vida é isso, estar junto com a família, os colegas e movimentar o corpo. Três vezes ao ano realizamos essa competição. Trata-se de um evento com objetivo de interação social e que no final premiamos com troféus e medalhas as equipes que tiverem melhor desempenho”, afirma.

Para o coronel reformado da Polícia Militar, Jaime D’Angelis, 70 anos, figura que, tal qual Muriçoca, não deixa de marcar presença no “Point BB”, nos finais de semana e feriados, essa interação é muito importante.

Gabriel, Vanildo e Vinícius – 1º lugar (Foto: Arquivo Pessoal)

Há quase doze anos venho para cá jogar e interagir com os colegas. O esporte é uma ferramenta importante de socialização. Quanto à quinta edição da Muriçoca Cup Futevôlei, é um evento que fazemos com o objetivo de confraternizar. As pessoas precisam se conscientizar que o esporte é o caminho, vêm para a praia ou vão para o parque, vão caminhar, nadar, esse é o caminho para a felicidade”.

Isadora Médici Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Para a única mulher da competição, Isadora Médici Rocha, aluna do primeiro período de educação física, o evento só acrescenta na sua vida. “Tomei coragem e tenho certeza que servirá de experiência para minha vida no futevôlei. O evento está organizado e competitivo, a galera é muito massa. É a primeira vez que estou participando de um torneio de trinca com os homens, eles estão me dando dicas e isso me ajudará muito, já que pretendo me profissionalizar e está tudo muito bom!”, comemora.

Classificação:
1º Lugar – Gabriel, Vanildo e Vinícius
2º Lugar – Guido, Coronel e Cleitinho
3º Lugar – Muriçoka, Paulino Preto e Machado

Haroldo Filho

Haroldo Filho

Jornalista – DRT: 0003818/ES Coordenador-geral da ONG Educar para Crescer

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish