Bem-estar

Nem todo exercício para a coluna é benéfico para todos

Horas sentado no escritório, má postura na hora de ver televisão, sedentarismo… Realmente, os hábitos da sociedade atual contribuem (e muito!) para o desenvolvimento de dores nas costas. A fim de aliviar os incômodos, muita gente recorre à internet em busca de alongamentos e movimentos dos mais diversos. Contudo, o médico ortopedista Daniel Oliveira destaca os cuidados que devemos ter ao tentar repetir exercícios para a coluna sem o acompanhamento de um profissional. Basta uma rápida pesquisada no Google para encontrarmos milhares de páginas com sessões inteiras de alongamentos e movimentos para a coluna. Isso não quer dizer que todas as dicas sejam ruins, é claro. A questão é que nem todo mundo pode se beneficiar delas.

Cada indivíduo é único, com características anatômicas próprias e, principalmente, com necessidades individuais”, destaca o especialista. “Pessoas que já possuem, por exemplo, problemas na coluna, podem, ao reproduzir uma atividade vista nas redes sociais, piorar ainda mais o quadro de dor”.

O médico afirma ainda que movimentos incorretos podem ocasionar lesões no sistema musculoesquelético que geram dores intensas, principalmente na lombar, nos ombros, nos braços e nos pulsos.

No caso específico da coluna vertebral, pode acontecer um desgaste das cartilagens, gerando tanto hérnias de disco como modificações nas curvaturas normais das costas”, complementa o profissional.

Os exercícios físicos e os alongamentos realmente podem contribuir não só para a nossa saúde, mas também para o alívio das dores nas costas. Contudo, é imprescindível buscar a orientação de um profissional antes de tomar qualquer decisão por conta própria. Um médico ortopedista, por exemplo, é capaz de identificar quaisquer condições clínicas pré-existentes; enquanto um educador físico ou um fisioterapeuta, por outro lado, podem entender quais movimentos deverão ser realizados — bem como qual a maneira correta de executá-los — em um treino.

Além disso, Daniel Oliveira elenca outras dicas importantes: fortalecer a região com exercícios que trabalham força e resistência; realizar alongamentos prescritos por um profissional e supervisionados; em caso de dor, compressas  de água morna (por cerca de 20 minutos) ajudam a relaxar os músculos e aumentam o fluxo sanguíneo; o uso de analgésicos para aliviar incômodos mais fortes deve ser feito somente com a prescrição de um especialista — além de uma avaliação para entender se houve alguma lesão mais séria.

Fonte: Vitat

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish