Economia

Êxodo financeiro: mais de mil milionários deixarão o Brasil em 2023

Solo brasileiro está no ‘top 5’ entre os 10 países que serão abandonados pelos ‘ricaços’

Por Raul Holderf Nascimento

De acordo com o relatório de Migração de Riqueza Privada de 2023 da consultoria Henley & Partners, estima-se que aproximadamente 1,2 mil brasileiros com um patrimônio superior a US$ 1 milhão irão migrar para outros países ao longo deste ano. O Brasil ocupa o quinto lugar na lista dos países que mais perderão milionários. A China está no topo do ranking, com uma previsão de perda de 13,5 mil indivíduos milionários ao longo do ano.
Há pelo menos uma década, a China tem ocupado consistentemente o primeiro lugar na lista de países com maior êxodo de pessoas de alta renda, apesar de seu desempenho econômico destacado no cenário global. Essa informação é preocupante para a China, já que a desaceleração do crescimento do país pode tornar essas saídas ainda mais prejudiciais em comparação com períodos anteriores.

Em segundo lugar na lista de migração de pessoas de alta renda está a Índia, com um êxodo de 6,5 mil milionários em 2023. Esse número é menor do que o registrado no ano anterior, quando houve 7,5 mil saídas.
Os dez países com maior êxodo de milionários são: China (13,5 mil); Índia (6,5 mil); Reino Unido (3,2 mil); Rússia (3 mil); Brasil (1,2 mil); Hong Kong (mil); Coreia do Sul (800); México (700); África do Sul (500); Japão (300).

Em relação aos destinos escolhidos pelos milionários, os países que lideram a lista de receptores são: Emirados Árabes Unidos (4,5 mil); Cingapura (3,2 mil); Estados Unidos (2,1 mil); Suíça (1,8 mil); Canadá (1,6 mil); Grécia (1,2 mil); França (1 mil); Portugal (800); Nova Zelândia (700).

Fonte: Conexão Política

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish