Mobilidade

BH aprova projetos que zeram tarifa de transporte público

Saiba quem pode garantir total passe livre ou redução da passagem

Em abril deste ano, os ônibus de Belo Horizonte passaram a cobrar R$ 6 — a tarifa mais cara do País. Porém, no último dia 23, a Câmara aprovou uma proposição que garante subsídio ao transporte público. A tarifa de ônibus deve voltar ao valor de R$ 4,50, podendo cair até para R$ 4,05. Também foi aprovado o “passe livre” para parte da população.
Com 37 votos favoráveis e três contrários (apenas a bancada do Novo votou contra), as medidas aprovadas garantem a tarifa zero para linhas que passem por favelas e vilas, estudantes e pessoas em tratamento de saúde pelo SUS.

Também foi aprovada a criação de auxílio-transporte para famílias em situação de vulnerabilidade extrema e mulheres vítimas de violência doméstica.
Os vereadores também deram aval para a prefeitura de Belo Horizonte abrir créditos adicionais no orçamento, até o limite de R$ 25.859.089,80, para implementar o transporte gratuito para toda a população aos domingos e feriados.

Os benefícios da gratuidade no transporte coletivo público municipal foram introduzidos no Projeto de Lei 538 de 2023 como contrapartidas pela autorização, dada pelos vereadores à prefeitura, de aumento dos subsídios no transporte público em mais R$ 512.795.984,00, no orçamento vigente.

Transporte de qualidade
O texto aprovado também busca garantir a qualidade dos serviços de transporte ofertados à população de Belo Horizonte. Desta forma, as viagens realizadas fora do horário, em veículos sem o correto funcionamento do ar-condicionado, sem a manutenção e limpezas adequadas ou qualquer descumprimento de exigências técnicas não serão consideradas para fins de recebimento do subsídio financeiro.

Belo Horizonte (Foto: Pixabay)

“Graças ao substitutivo que essa Câmara colocou, a qualidade tem que ser garantida, ônibus que estiver caindo aos pedaços, sem ar condicionado, lotado não pode receber subsídio. Eu vou precisar muito da imprensa e do povo de Belo Horizonte apontando quais são esses veículos pra eles saírem imediatamente de circulação”, afirmou o vereador Gabriel (sem partido), presidente da Câmara.

Passe livre para todos
Com a aprovação pela Câmara de BH, caberá agora ao prefeito Fuad Noman (PSD) sancioná-la ou vetá-la. Em caso de sanção, a lei entrará em vigor na data de sua publicação no DOM; em caso de veto, a matéria voltará à Câmara, que dará a palavra final sobre o tema.
O próximo passo será construir um projeto de lei que garanta o passe livre integral para Belo Horizonte. Para isso, explicou Gabriel, o município deverá trabalhar pela criação de um Fundo pela Mobilidade.

Já são 80 cidades brasileiras que possuem o passe livre com benefícios que são incontestáveis: menos trânsito, mais qualidade, mais respeito ao cidadão”, finalizou.

Fonte: CicloVivo

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