Arq & Urb

Redes de pesca e plástico dos oceanos viram lindas luminárias

Resíduos coletados do mar são reciclados e transformados em luminárias impressas em 3D 100% feitas de plástico dos oceanos

Por Natasha Olsen

No Brasil, a positiv.a e a Marulho transformam redes de pesca coletadas do mar em produtos como esfregões, saquinhos e sacolinhas e até cadeiras. Infelizmente, equipamentos de pesca são abandonados nos oceanos e, além da poluição plástica, acabam realizando o que chamamos de “pesca fantasma” pois diversos animais marinhos são capturados por estes petrechos e morrem, mesmo longe de qualquer barco pesqueiro.
Retirar redes e petrechos de pesca dos mares é, portanto, uma necessidade urgente. E quando estes materiais deixam de fazer mal ao ecossistema marinho e ganham novos significados, a solução é uma vitória dupla.

(Foto: LightArt)

É o caso do estúdio LightArt que transforma redes de pesca em lindas luminárias, impressas em 3D. Além das redes, outros plásticos retirados dos oceanos são aproveitados como matéria-prima: o resultado são produtos lindos e menos poluição nas águas.

A coleção é uma parceria da LightArt com a OceanWorks, que têm equipes locais em todo o mundo para coletar, separar e redistribuir resíduos do oceano para novos produtos viáveis. Os primeiros produtos foram lançados em 2022 e são 100% feitos com plásticos retirados dos oceanos ou de outros cursos de água, que terminariam por levar os resíduos para o mar.

(Foto: LightArt)

A tecnologia de impressão 3D usa as tecnologias de impressão 3D plástico polipropileno 100% reciclado que foi transformado em pellets. Outra vantagem deste método é a capacidade de reaproveitar o material em novas impressões, evitando desperdícios.

A cor das diferentes luminárias varia de acordo com o tipo de plástico usado no processo. Redes de pesca, de arrasto e cordas usadas por embarcações resultam em um plástico reciclado de cor esverdeada. Sacolas e garrafas produzem uma cor mais translúcida, que varia entre o bege e o branco. O design de todas as peças foi pensado para passar a ideia de que as luminárias foram moldadas à mão.

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish