Paleo & Arqueologia

Fóssil indica que mamíferos pequenos já lutaram com dinossauros

Peça encontrada na China mostra ataque de mamífero a dinossauro herbívoro

Por Rodrigo Mozelli

Um estudo publicado, na terça-feira (18), na Science Reports aponta evidência de rara briga entre um dinossauro e um mamífero no período Mesozoico, há cerca de 230 milhões de anos. A equipe, de pesquisadores chineses e canadenses, afirmam que um fóssil achado há 11 anos na Formação Yixian, na China, mostra claro ataque de um pequeno mamífero contra um dinossauro.
O fóssil mostra confronto entre o mamífero Repenomamus robustus, que tinha o tamanho de um gato doméstico, porém, semelhante a texugo, contra o dinossauro Psittacosaurus lujiatunensis, herbívoro e que tinha o tamanho de um cachorro grande. A análise da peça sugere que o mamífero estava predando o dinossauro quando foram soterrados por detritos vulcânicos similares a um lahar.

Os cientistas descartaram a possibilidade de o dinossauro já estar morto no momento da fossilização, pois os ossos do dinossauro não tinham marcas de dentes, sugerindo que “um ataque ativo estava em curso”, afirma Jordan Mallon, paleobiólogo do Museu Canadense de Natureza e coautor do estudo.

Representação artística do duelo (Foto: Divulgação/Michael Skrepnick)

Os dois animais estão travados em combate mortal, intimamente entrelaçados, e é uma das primeiras evidências que mostram comportamento predatório real de um mamífero em relação a um dinossauro. O peso das evidências sugere que um ataque ativo estava em curso”, explica Jordan Mallon, paleobiólogo do Museu Canadense de Natureza e coautor do estudo.

Para os pesquisadores, a importância da descoberta transcende as evidências diretas de interação entre espécies. Ela quebra o tabu de que, na Era Mesozoica, os mamíferos viviam à margem dos dinossauros.
O fóssil — mostrando ameaça de mamíferos pequenos a dinossauros crescidos — é encarado como possível reviravolta no que sabemos sobre o ecossistema daquela época.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish