Ciência

Novo material possui quarta dimensão sintética

Os pesquisadores manipularam as propriedades mecânicas do material para criar uma dimensão que vai além das três convencionais

Por Mateus Dias

Um grupo de pesquisadores conseguiu explorar um material capaz de criar uma “quarta dimensão” onde é possível controlar as ondas mecânicas que passam por ele. Essa propriedade permite diversas aplicações interessantes como na eletrônica e na engenharia civil.
As ondas mecânicas estão presentes em diversas situações do cotidiano, podendo ser encontrada em processos naturais ou criados pelo homem. Controlar melhor como elas se propagam seria muito interessante. O metamaterial desenvolvido cria uma dimensão sintética, além das três convencionais, permitindo que isso aconteça.

Os materiais convencionais são limitados a apenas três dimensões com um eixo X, Y e Z. Mas agora estamos construindo materiais na dimensão sintética, ou 4D, que nos permite manipular o caminho da onda de energia para ir exatamente para onde queremos que ela vá de um canto de um material para outro”, menciona Guoliang Huang, um dos pesquisadores envolvidos no desenvolvimento do material, em comunicado.

Para fazer com que o metamaterial tivesse uma “quarta dimensão” foi utilizada uma superfície elástica composta por pilares capazes de produzir ecos e pontes de acoplamento com variação lenta, permitindo que a onda passe pela desordem sem que haja interação com ela.
Essa dimensão extra é criada a partir da manipulação das propriedades mecânicas do material para que ela se pareça com algo com uma dimensão a mais.

Um exemplo é quando enrolamos uma folha de papel, a superfície é tão fina que é semelhante a 2D, quando manipulada dessa forma, ele se torna tridimensional.
A amostra desenvolvida pelos pesquisadores é muito pequena, mas acredita-se que ela pode ser facilmente ampliada e utilizada na construção civil para evitar danos causados por terremotos.

A maior parte da energia — 90% — de um terremoto acontece ao longo da superfície da Terra. Portanto, ao cobrir uma estrutura semelhante a um travesseiro neste material e colocá-la na superfície da Terra sob um edifício, poderia ajudar a evitar que a estrutura desmoronasse durante um terremoto”, explica Guoliang Huang.

(Foto: Guoliang Huang/Universidade do Missouri)

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish