Bem-estar

Caminhar quatro mil passos por dia pode prolongar os anos de vida, diz estudo

Por Tayna Farias

O hábito de caminhar é uma das alternativas mais acessíveis para quem quer começar a ter um estilo de vida mais saudável. A prática, que não exige equipamentos ou locais específicos, é capaz de gerar vários benefícios para a saúde, incluindo a redução do risco de morte por qualquer causa. Segundo um estudo publicado no European Journal Of Preventive Cardiology, caminhar quatro mil passos por dia pode prolongar a vida, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
O estudo, em formato de meta-análise, conduzido na Universidade de Medicina de Lodz, na Polônia, considera pesquisas anteriores realizadas na Austrália, Japão, Noruega, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. No total, as análises somam dados de 226.889 pessoas que foram acompanhadas por ao menos sete anos praticando caminhadas diárias.

O resultado indica que caminhar pelo menos 3967 passos por dia já reduz o risco de morte por qualquer causa. Mas além disso, os pesquisadores também encontraram evidências suficientes para comprovar a redução do risco de morte por doenças cardiovasculares com aproximadamente 2.300 passos.

Nosso estudo aponta que quanto mais você anda, melhor. Isso se aplica a homens e mulheres, independente da idade e de viver em uma região temperada, subtropical ou subpolar do mundo”, disse o Dr. Maciej Banach, vice-editor-chefe da Sociedade Europeia de Cardiologia, em entrevista para o jornal The Guardian

Contudo, os dados obtidos até agora são observacionais, o que significa que eles só mostram uma ligação entre o número de passos e a saúde, o que não configura uma relação direta de causa e efeito.

Ainda precisamos de bons estudos para investigar se os benefícios podem existir também para outros tipos de esforço intenso, como corrida de maratona, e em diferentes populações de várias idades e com problemas de saúde associados. No entanto, parece que, como nos tratamentos farmacológicos, devemos sempre pensar em personalizar as mudanças no estilo de vida”, afirma o professor.

Atingir a quantidade de passos por dia mencionada no estudo pode ser uma tarefa desafiadora para alguns, já que a quatro mil passos representa, em média, uma distância 3km. Contudo, algumas dicas podem deixar esse objetivo mais próximo do que você imagina. E o melhor, fazendo um pouco mais a cada dia, as chances de fixar o hábito para o longo da vida são ainda maiores.

Veja dicas de como começar a caminhada: respeite os limites do seu corpo. Comece com distâncias menores e vá aumentando o progresso de forma gradual; escolha o percurso cuidadosamente, seja perto de casa ou não, procure um lugar que você se sente bem e à vontade para caminhar. Ou seja, pode ser parque, rua, praia etc.

Se sentiu desanimado? Arrume um parceiro de caminhada para percorrer as distâncias com você. Convidar um amigo, parente ou cônjuge é uma excelente opção para manter-se motivado e em movimento. Opte por roupas confortáveis e leves que não pesem no momento da sua atividade física.

Fonte: Vitat

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish