Lula já gastou quase R$ 8 mi no cartão corporativo
Gastos de Lula são mais dos que os de Bolsonaro, Temer e Dilma
Até o mês de julho, Lula (PT) gastou quase R$ 8 milhões no cartão corporativo. O valor é um recorde para o período se comparado aos governos anteriores dos ex-presidentes Jair Bolsonaro (PL), Michel Temer (MDB) e Dilma Rousseff (PT). O levantamento é da Folha de São Paulo junto ao Portal da Transparência mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU).
Segundo os dados das faturas do Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF) ou Cartão Corporativo, como é mais conhecido, Lula tem gastado cerca de R$ 1,1 milhão em média por mês desde que assumiu o seu terceiro mandato presidencial. Os números são corrigidos pela inflação.
Entre outras despesas, o CPGF costuma ser usado para compra de materiais, prestação de serviços e abastecimento de veículos oficiais, custeamento da segurança do presidente em viagens e de eventos no Palácio da Alvorada. Nos sete primeiros meses do governo Bolsonaro, os gastos com o mesmo cartão ficaram na casa dos R$ 5,3 milhões. Já Temer e Dilma gastaram, respectivamente, R$ 3,8 milhões e R$ 4,9 milhões nos sete primeiros meses de mandato.
Procurado pela reportagem da Folha para comentar o gasto recorde, o Palácio do Planalto informou que a maior parte da despesa está relacionada com as viagens de Lula ao exterior. O petista já fez 19 viagens internacionais nos oito primeiros meses de governo. Apesar dos valores altíssimos, não é possível conferir o detalhamento dos gastos, pois essas informações foram classificadas como “sigilosas” pela CGU.
Lula quer destinar quase R$ 647 mi para propaganda oficial em 2024
O presidente Lula (PT) quer destinar quase R$ 647 milhões para propaganda oficial do governo em 2024, ano em que serão realizadas eleições municipais. O valor foi inserido no projeto de Orçamento do próximo ano e, se aprovado, representará um recorde de gasto para o setor.
De acordo com levantamento da Folha de São Paulo, se aprovado, o valor será quase o dobro do gasto com propaganda oficial em 2023 (R$ 359 milhões) e irá superar os gastos anuais desde 2004.
Na comparação, a Folha usou valores corrigidos pela inflação através do IPCA. O mesmo índice é usado, inclusive, para reajuste do teto de gastos públicos, vigente nos últimos anos.
Procurada pela Folha, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) evitou relacionar o aumento recorde do gasto com as eleições municipais e questionou a correção dos valores dos anos anteriores pelo IPCA.
De acordo com a Secom, se os valores forem corrigidos pelo IGP-M, o maior gasto com publicidade oficial teria se dado durante a gestão de Michel Temer, em 2017.
Acontece que o IGP-M é usado para reajustes de aluguéis e não de gastos públicos. O Planalto diz que o índice é mais amplo e seria o mais adequado para corrigir os valores com gastos publicitários do governo em anos anteriores.
O orçamento de 2024 da Secom não contempla apenas a publicidade governamental, utilizada para comunicar programas do governo que beneficiarão à população (sic), como o Novo PAC, o Desenrola e a campanha de combate a fake news. O referido orçamento inclui, por exemplo, comunicação corporativa, pesquisas, nova licitação específica para (a área) digital, para live marketing e eventos”, disse a Secom à Folha.
Fonte: Gazeta do Povo
https://www.gazetadopovo.com.br/republica/lula-quer-destinar-quase-r-647-mi-para-propaganda-oficial-em-2024/