Como era a divisão de trabalho entre homens e mulheres na Idade da Pedra
Evidências atuais estão contradizendo a teoria da divisão do trabalho entre homens e mulheres na Idade da Pedra
Por Isabela Oliveira
Evidências atuais estão contradizendo a teoria da divisão do trabalho entre homens e mulheres na Idade da Pedra, ou Paleolítico, de cerca de 2,5 milhões de anos há 10 mil anos. Como era, então, a distribuição das tarefas nessa época?
Uma pesquisa de junho deste ano, da Seattle Pacific University, nos EUA, com dados etnográficos dos últimos 100 anos, descobriu registros de mulheres de diversas culturas que caçavam animais para se alimentar. Das 63 sociedades coletoras, 79% apresentam mulheres caçadoras.
Mas as evidências da participação feminina na caça são bem mais antigas. As diferenças no tamanho corporal entre elas e os machos humanos, bem como os padrões de traumas nos esqueletos da espécie, apoiam a hipótese de que mulheres também desempenhavam essa função no Período Paleolítico.
Por outro lado, a vivência dos neandertais em pequenos grupos nômades, reforça sua necessidade de adaptação. Ou seja, todos os membros, independentemente de gênero, deveriam ser capazes de assumir qualquer função para garantir a sobrevivência do coletivo.
Além disso, os enterros de mulheres e homens no Paleolítico Superior, com os mesmos tipos de artefatos e bens funerários, também indicam a inexistência de hierarquias baseadas em sexo.
Outra evidência: a redução do dimorfismo de tamanho sexual. Esse é um fator que permitia a competição entre machos pela dominação das fêmeas. Porém, ao longo da história há a indicação de uma aproximação no estilo de vida de homens e mulheres. Isso ocorreu à medida que a estrutura social mudou desde o início dos tempos, quando os antepassados dos humanos eram mais próximos dos chimpanzés.
Segundo o site Scientific American, o mesmo vale para os danos em esqueletos analisados. Eles não apresentavam diferenças nos padrões de desgaste entre os sexos, sugerindo o desempenho das mesmas atividades, incluindo a produção de couro.
O texto ainda aponta que, embora os homens no Paleolítico Superior (entre 45.000 e 10.000 anos atrás) apresentassem mais lesões na região do cotovelo direito, provavelmente por arremesso, as mulheres poderiam usar arco e a flecha, redes de caça e anzóis de pesca, que surgiram por volta daquele período.
Fonte: Giz Brasil