Paleo & Arqueologia

Pedreiras antigas em Israel revelam segredos sobre o Homo erectus

Estudo sugere que o Homo erectus extraía sílex das pedreiras para construir ferramentas para caçar elefantes

Por  Alessandro Di Lorenzo

Um novo estudo sugere que o Homo erectus extraía sílex (uma rocha sedimentar) de antigas pedreiras na região da Alta Galileia, no norte de Israel, para construir ferramentas para caçar elefantes durante o período paleolítico, entre 2,7 milhões de anos até 10 mil anos atrás. Segundo pesquisadores, os nossos antepassados escolheram o local pelo fato de ele estar localizado perto de fontes de água usadas pelos animais.
A pesquisa, publicada na revista Archaeologies, afirma que o Homo erectus realização a extração do material até cerca de 500 mil anos atrás. Os autores analisaram as antigas rotas de migração dos elefantes a partir de estudos anteriores que consideraram a paisagem e os ossos fossilizados dos animais. Eles descobriram que elas correspondiam aos antigos locais de pedreira na região da Alta Galileia.

As pedreiras estão a uma curta distância dos principais sítios paleolíticos em Gesher Benot Ya’aqov e Ma’ayan Baruch, no Vale de Hula, entre o Mar da Galileia e as fronteiras de Israel com a Síria e o Líbano.

Um elefante consome 400 litros de água por dia, em média, e é por isso que tem caminhos de movimento fixos. São animais que dependem de um abastecimento diário de água e, portanto, de fontes de água — as margens de lagos, rios e córregos”, explica Meir Finkel, arqueólogo da Universidade de Tel Aviv e coautor do estudo.

As informações são do Live Science.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish