Economia

Empresário de Fundão preside Acomac/ES

Fundada em 1989 para sanar a falta de representatividade que a classe de lojistas, do segmento de material de construção, apresentava junto ao governo estadual, ao meio empresarial e à sociedade, a Associação dos Revendedores de Material de Construção e Afins (Aremac-ES) nasceu a partir de um grupo que se reuniu para debater o problema.
Aos poucos, a Associação foi ganhando corpo e, durante os seus 30 anos de existência, sempre dirigida de forma democrática, ganhou musculatura e, claro, notoriedade no cenário nacional. Hoje, com a nova sigla Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac/ES) e contando com um pouco mais de 160 associados, a organização está com um novo presidente, o administrador de empresas e empresário, Adriano Brás Mérlo, proprietário da Panper Material de Construção, de Praia Grande. O empresário, que tomou posse em setembro deste ano, disse, em entrevista à coluna “Olhar de Uma Lente”, do jornalista Haroldo Filho, que assumiu o desafio “com a tarefa de modernizar e trazer os mais de três mil empresários do setor de todo o Estado capixaba para dentro da associação”.

Assumi a associação este ano, mais precisamente no dia 28 de setembro, com o propósito de torná-la mais robusta e moderna. O material de construção é um segmento que representa 6% do PIB do Brasil, um valor considerável, mas que ainda é uma atividade muito pulverizada. Podemos pegar como exemplo o nosso município [Fundão] que não tem atacado, mas tem várias lojas e é, justamente com a junção delas, que mostraremos nossa força. Semana passada estivemos em São Paulo para participar da eleição do novo presidente da Associação Nacional dos Revendedores de Material de Construção (Anamaco), da qual somos afiliados, e a discussão foi exatamente essa, mostrar a pujança do material de construção do varejo. Hoje, são mais de 160 associados e a maioria está concentrada na Grande Vitória, mas temos um contingente que passa de três mil lojas em todo o Espírito Santo e esse é o nosso desafio, levar o apoio da Acomac/ES para o interior e assim ajudar ainda mais a fortalecer o setor”, espera o presidente.

Adriano acrescenta ainda que existe uma singularidade no setor, onde a maioria das empresas geralmente começa com uma lojinha pequena, cresce, mas não se aperfeiçoa ou profissionaliza e isso precisa ser trabalhado com eles e é aí que entra a importância da associação.

Finalizo enfatizando que o fato de ter sido escolhido para presidir a associação não quer dizer que sou melhor que ninguém. Temos pessoas com trinta anos de experiência e tenho apenas 10 anos no setor, mas acredito que, por ser mais novo, viram que poderei enfrentar os desafios com mais resistência e planejar, no biênio 2023/2025, os interesses dos lojistas associados de todo o Estado do Espírito Santo”, conclui.

Haroldo Filho

Haroldo Filho

Jornalista – DRT: 0003818/ES Coordenador-geral da ONG Educar para Crescer

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish