Meio ambiente

Nova espécie de iguana com língua laranja é descoberta na China

As iguanas vivem em florestas subtropicais e tropicais úmidas, mas podem ser encontradas também em zonas montanhosas ou áreas agrícolas

Por Alessandro Di Lorenzo

Uma equipe de pesquisadores descobriu uma nova espécie de iguana na região sul da China. O que chamou a atenção foi a cor alaranjada da língua do animal. A Calotes wangi vive em florestas subtropicais e tropicais úmidas, mas pode ser encontrada também em zonas montanhosas ou áreas agrícolas, em locais de vegetação rasteira e até em corredores verdes urbanos.
A nova espécie de iguana tem cerca de nove centímetros de comprimento. Os pesquisadores acreditavam que os animais pertenciam a uma outra espécie já conhecida, a Calotes versicolor. Isso porque existiam poucas informações sobre as novas iguanas, o que não permitia que os cientistas distinguissem as espécies.

Foi a partir de novas expedições científicas realizadas entre 2009 e 2022 que os pesquisadores identificaram a nova espécie no sul da China e norte do Vietnã. As informações são da IFLScience.
De acordo com a equipe responsável pela descoberta, os animais da espécie Calotes wangi tendem a fugir rapidamente, escondendo-se em arbustos ou subindo os troncos das árvores para escapar ao perigo. À noite, eles dormem nos ramos de arbustos, escondidos. Essa característica dificultou o avistamento e a catalogação das iguanas.

A espécie alimenta-se principalmente de artrópodes, como insetos e aranhas, e pode estar ativa durante praticamente todo o ano, exceto nos meses mais frios, já que trata-se de uma animal de sangue frio. Ainda de acordo com os pesquisadores, os animais não estão ameaçados de extinção, mas a fragmentação dos habitats deles preocupa.

Além disso, essa iguana é muito procurada para fins de medicina tradicional e até para ser consumida como alimento. Por isso, os cientistas apelam às autoridades locais que “reforcem a proteção do seu ambiente ecológico e prestem atenção às dinâmicas populacionais” da nova espécie.

(Foto: Divulgação/Huang et al./ZooKeys 2023)