Geral

Servidores dizem terem sido coagidos a irem a evento de Lula no Rio de Janeiro

Áudio aponta que servidores da prefeitura de Belford Roxo foram coagidos a participarem de evento promovido pelo prefeito Waguinho, aliado de Lula

Por Guilherme Grandi

Um áudio de uma reunião de servidores do município de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, revelou que o prefeito Waguinho (Republicanos-RJ) ordenou a presença dos funcionários no evento que teve a presença de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça (6). Na gravação, diretores instruíram os servidores a comparecerem ao comício, mesmo com o ponto facultativo decretado pelo prefeito.
O áudio da reunião foi obtido pelo Metrópoles junto de uma imagem que mostra uma troca de mensagens sobre o horário de encontro dos servidores em uma creche local. A Gazeta do Povo entrou em contato com a prefeitura de Belford Roxo para explicar o áudio e aguarda retorno.

Na reunião, ocorrida na Escola Municipal Ernesto Pinheiro Barcellos, diretores orientaram os funcionários sobre o evento e pediram apoio a Lula com o uso de bonés e participação em momentos de aclamação ao petista. Foi informado que a prefeitura disponibilizaria ônibus, alimentação e vestimentas aos servidores.

Em um trecho do áudio, uma diretora diz que “todo mundo sabe que terça-feira (6) é ponto facultativo, mas não é ponto facultativo para a gente ficar em casa. Conclusão: todos nós terça-feira lá [no evento de Lula]”. Waguinho justificou o ponto facultativo devido ao “movimento de veículos” provocado pela comitiva presidencial.

Além do áudio, imagens do grupo da creche municipal Tia Irene foram divulgados, evidenciando as instruções para o encontro dos funcionários e o embarque nos ônibus contratados pela prefeitura. Servidores afirmam terem sido obrigados a participar do evento nos transportes providenciados, sem opção de ir por conta própria.

Lula visitou Belford Roxo para a inauguração de uma escola municipal em homenagem ao seu falecido neto, Arthur Araújo Lula da Silva. Ele participou também de um almoço oferecido por Waguinho e a esposa, a ex-ministra e deputada federal Daniela Carneiro, que foi substituída na Esplanada após negociações com o União Brasil.

No mesmo dia, Lula participou de uma cerimônia para a entrega de unidades do Minha Casa Minha Vida em Magé (RJ) junto do governador Cláudio Castro (PL-RJ). O carioca foi vaiado durante o discurso e recebeu um afago do presidente.
Além do evento em Belford Roxo na terça (6), Lula participa nesta quarta (7) do anúncio das obras de duas novas sedes do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), no Parque Olímpico e no Complexo do Alemão.

Fonte: Gazeta do Povo

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish