Araquém Alcântara lança livro sobre crianças na Amazônia
Obra do renomado fotógrafo pode ser baixada gratuitamente
Um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil, Araquém Alcântara está lançando seu primeiro livro infantil. O livro “Amazônia das Crianças” retrata e dá voz a 15 meninos e meninas que vivem na maior floresta tropical do mundo. No “Amazônia das Crianças”, são elas que contam, em primeira pessoa, como é viver a infância na imensidão do bioma amazônico, em relatos inspirados no cotidiano e nas lendas da região.
As personagens são crianças indígenas, ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, urbanas e beiradeiras, que representam a diversidade da Amazônia, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Roraima. Há também um segundo livro, voltado para escolas, em que essas experiências são desdobradas em conceitos históricos, sociais, econômicos e ecológicos para que os professores possam trabalhar esses temas em sala de aula e mostrar a importância de se preservar um lugar imprescindível para o planeta.
Além das imagens de Araquém Alcântara — que tem mais de 60 livros publicados sobre temas ambientais — a obra traz textos do jornalista Morris Kachani, do educador ambiental Zysman Neiman e ilustrações do artista Angelo Abu.
A obra é patrocinada pela C6 Bank e pela Mastercard, que, em parceria com Associação Vaga Lume, também está incentivando a leitura em comunidades de seis estados da região. “Cerca de dois mil livros serão distribuídos a escolas públicas. Escolas das comunidades envolvidas no projeto receberão a nova publicação de Araquém além de um acervo com 120 outros títulos”, informou o banco patrocinador em comunicado à imprensa.
O livro e o guia podem ser baixados em PDF, ePub para Kindle e Google Play Livros neste site. Além disso, pelo site, escolas, ONGs e bibliotecas que atuam na educação infantil podem solicitar o kit físico gratuitamente. Cada kit contém um exemplar do livro Amazônia das Crianças e um do Guia de navegação para professores — um material que serve de apoio para trabalhar a obra em sala de aula.
Fonte: CicloVivo