Ciência

Fotos mostram como o Sol mudou em apenas dois anos

Imagens registradas pela sonda Solar Orbiter revelam que a estrela está atingindo seu “máximo” um ano antes do esperado

A Agência Espacial Europeia (ESA) recentemente divulgou duas imagens impressionantes que mostram claramente como o Sol mudou em um período de apenas dois anos. Essa diferença, esclarece a agência, ocorre porque a estrela está perto de atingir seu “máximo”, algo que acontece aproximadamente a cada 11 anos.
Essa atividade é causada pelo “dínamo solar”, o processo que gera o campo magnético do Sol. No início desse ciclo (o mínimo solar) há relativamente pouca atividade e poucas manchas solares. A atividade aumenta continuamente até atingir o pico (o máximo solar) e depois diminui novamente até o mínimo. O mínimo solar mais recente ocorreu em dezembro de 2019.

As imagens foram capturadas pela sonda da ESA, Solar Orbiter, que começou a capturar imagens do Sol desde que foi lançada em 2020. A partir da análise dessas imagens, os cientistas acreditam que a estrela atingirá sua máxima atividade ainda este ano, antecipando os cálculos que esperavam que esse evento ocorresse em 2025.

Nas imagens, é claramente observado o aumento das tempestades solares e das labaredas em um período de dois anos e meio. Em caso de eventos extremos na atividade solar, as redes elétricas ou de telecomunicações da Terra podem ser afetadas. Por isso, as agências espaciais monitoram a atividade solar para detectar anomalias que ajudem a prever um fenômeno desse tipo.

(Foto: ESA & Nasa/Solar Orbiter/EUI/Divulgação)

Fonte: History Channel Brasil

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish