Mobilidade Tecnologia & Inovação

Startup italiana faz trem levitar em qualquer trilho

Tecnologia de levitação magnética da IronLev pode ser aplicada até mesmo em malhas ferroviárias antigas e faz trem flutuar no ar. Assista

Por Murilo Tunholi

A malha ferroviária da Itália recebeu uma adição e tanto: um novo trem flutuante. A empresa IronLev desenvolveu uma tecnologia de levitação magnética (do termo em inglês maglev), que pode ser aplicada em qualquer linha de trem — até mesmo as mais antigas.
Por meio da levitação magnética, a IronLev colocou um protótipo de trem flutuante para andar em trilhos próximos à cidade de Veneza. Na rota de dois quilômetros, o veículo alcançou velocidade máxima de 70 km/h. Segundo a empresa, não houve modificações na linha que já existia.

Ao aplicar a tecnologia de levitação magnética nos trilhos em operação, a IronLev espera não só melhorar a eficiência dos trens, como também reduzir barulhos, vibrações e até mesmo a poluição do ar. Por se basear em eletricidade, o sistema promete viagens rápidas e ecológicas.

Na prática, a tecnologia permite aos veículos viajarem sobre uma fina camada de ar. Assim, os trens de levitação magnética ficam livres de emissão de carbono, sem sacrificar desempenho. A IronLev gravou o percurso do trem flutuante e publicou o vídeo no YouTube.

Veja abaixo a tecnologia em ação

A tecnologia, porém, continua longe de funcionar em massa ao redor do mundo. Mesmo após décadas de pesquisa, só existem seis modelos de trem de levitação magnética em funcionamento no mundo: três na três na China, dois na Coreia do Sul e um no Japão.

Isso acontece devido ao preço para implementar o recurso nas malhas ferroviárias. Em Xangai, por exemplo, construir linhas de levitação magnética do zero custa cerca de US$ 60 milhões (R$ 298 milhões) a cada 1,6 quilômetro. Como a tecnologia da IronLev pode existir em malhas já existentes, é possível que os custos diminuam com o tempo. Além disso, espera-se uma diminuição nos níveis de poluição pelo planeta.

Fonte: Giz Brasil

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish