Saúde

Boca amarga pode ser câncer?

Por Fernanda Lima

A boca amarga pode ter inúmeras causas. A principal delas é a má higiene bucal. Além disso, a xerostomia, condição que caracteriza a boca seca, também pode causar esse sintoma, assim como questões hormonais. É comum, por exemplo, mulheres grávidas relatarem que estão com a boca amarga. De todo modo, é mito que boca amarga pode ser sinal de câncer. Entenda agora o porquê.
O câncer raramente causa alterações do paladar ou gosto amargo na boca. No entanto, a radioterapia para o tratamento do câncer de cabeça e pescoço pode danificar as papilas gustativas, causando boca seca e dor na boca e garganta. Estes sintomas podem piorar o sabor amargo.
Para evitar essas alterações no paladar, especialistas recomendam mascar chiclete de menta sem açúcar ou gengibre para mascarar o sabor amargo ou metálico na boca. Além disso, fazer bochechos com bicarbonato de sódio antes das refeições para ajudar a neutralizar o gosto ruim na boca.

Principais causas de boca amarga

  • Infecções orais, como aftas, herpes e candidíase oral.
  • Cáries dentárias ou problemas na gengiva
  • Tabaco e álcool
  • Alimentação inadequada
  • Uso de medicamentos como antibióticos, antidepressivos e suplementos vitamínicos.
  • Boca seca
  • Problemas de saúde, como refluxo, infecções respiratórias, como sinusite ou gripe, bem como problemas no fígado, como hepatite e cirrose. Além disso, diabetes.
  • Má higiene bucal

Como aliviar os sintomas? Caso você note um gosto ruim na boca que não passa depois de um certo tempo, procure um médico ou dentista. Assim, o profissional pode verificar a condição clínica, histórico e outros sintomas para diagnosticar as causas do problema. Se o problema que causa o gosto ruim na boca for mais simples, o tratamento pode incluir pequenas mudanças na rotina. Por exemplo, intensificar a hidratação, se alimentar de forma saudável ou até substituir ou interromper o uso de medicamentos que podem causar esse gosto na boca.

Fonte: Vitat

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish