Traje inteligente vai mudar a forma como você pratica esportes
Equipe de Hong Kong criou roupas esportivas com tecido inteligente que também pode ser usado para fabricar outros tipos de trajes
Por Ana Julia Pilato
Pesquisadores de Hong Kong criaram uma linha de roupas esportivas inteligentes que dissipam e aceleram a remoção do suor durante a prática de exercícios. Com um sistema de transporte de líquidos inspirado em raízes de plantas, os trajes da iActive evitam que o suor se acumule e, consequentemente, torne as roupas mais pesadas e viscosas.
- Uma equipe de Hong Kong criou uma linha de roupas usando um tecido inteligente que dissipa o suor durante a prática de esportes;
- As roupas iActive contam com um sistema de transporte de líquidos alinhado ao mapa de suor do corpo e “glândulas sudoríparas” artificiais feitas de tecidos anticalor;
- Um aplicativo móvel também permite gerenciar os níveis de suor de forma personalizada;
- O iActive ainda pode ser usado para criar roupas de proteção, trabalho físico prolongado e ao ar livre;
- As informações são da Universidade Politécnica de Hong Kong.
Além do sistema alinhado ao mapa de suor do corpo, as roupas também incluem “glândulas sudoríparas” artificiais feitas de tecidos anticalor semelhantes à pele humana, removendo o suor através de um dissipador compacto que opera em cerca de cinco a nove volts (V), localizado na região inferior do traje. Um aplicativo móvel ainda permite que os usuários gerenciem os níveis de suor de forma personalizada.
De acordo com a equipe, os tecidos da nova linha são 60% mais leves e 50% menos pegajosos do que os tradicionais quando encharcados. E sua aplicação ainda vai além da prática de esportes: o iActive também pode ser usado para criar roupas de proteção, trabalho físico prolongado e ao ar livre — incluindo áreas como saúde, construção civil e outros.
Os pesquisadores também desenvolveram um material premium chamado Omni-Cool-Dry, que, além de dissipar o suor como o tecido iActive, ainda reflete a radiação solar e mantém o corpo resfriado ao emitir seu calor para o ambiente ao redor.
Pretendemos promover a inovação e o avanço sustentável na fabricação de vestuário, inventando roupas e materiais inteligentes para enfrentar os desafios globais”, diz Shou Dahua, líder da pesquisa, em comunicado.
Fonte: Olhar Digital