Especialistas dão dicas para relaxar de verdade
Você já tirou um tempo para descansar e acabou sentindo ansiedade? Isso é tão comum que já tem até nome: estreslaxar
Por Natasha Olsen
Você já tentou relaxar, mas acabou sentindo a ansiedade aumentar ainda mais? Pode parecer estranho, mas é algo muito comum. Esse fenômeno paradoxal já ganhou até um nome em inglês: “stresslaxing”, algo como “estreslaxar” ou estressar o descanso . Muitas vezes estamos tão conectados com comportamentos e estados estressantes que, mesmo nos momentos que tiramos para relaxar, fica difícil romper este padrão.
Entender por que isso ocorre e como prevenir esse processo pode te ajudar a alcançar um relaxamento genuíno. O psiquiatra Dr. Michael Schirripa, define o stresslaxing como o ato de forçar a si mesmo a relaxar.
Este termo se refere ao fenômeno ou experiência de pessoas que estão em um estado ansioso ou estressado tentando se acalmar e se sentir mais relaxadas forçando-se a fazer uma pausa ou descontrair”, explica.
Como o relaxamento pode gerar mais estresse?
“Nossos cérebros estão sempre ‘ligados’ e são realmente projetados para se preocupar”, diz o Dr. Schirripa. Esse nível contínuo de atenção torna difícil relaxar e descansar. Existem também a ansiedade e a necessidade de estar sempre “no controle”, o que torna difícil abandonar até os nossos problemas. De acordo com a psicóloga Deborah Serani, pessoas que são propensas a se preocupar ou pensar demais têm mais problemas de se estressar quando tentam relaxar.
Limites borrados
O mundo moderno confundiu a distinção entre trabalho e lazer. “Há muito tempo, o dia de trabalho terminava às 17h e os fins de semana eram para descanso e relaxamento. Essas diretrizes previsíveis simplesmente não existem mais”, diz o Dr. Serani. A tecnologia e a conectividade 24 horas contribuem para isso, tornando cada vez mais difícil encontrar um tempo de inatividade genuíno.
Isso se soma ao fato de que muitas pessoas têm um impulso interno para permanecerem ocupadas e produtivas.
As pessoas podem se sentir obrigadas a atender às demandas de influências externas, levando a uma percepção de que não têm permissão para realmente descansarem”, afirma o Dr. Schirripa. Algumas pessoas estão preocupadas que desacelerar possa desencadear pensamentos negativos ou experiências traumáticas.
O estresse crônico tem consequências importantes para a saúde, incluindo pressão alta, problemas cardíacos, exaustão e depressão. “Depressão e ansiedade podem surgir, assim como dificuldades sociais, relacionais e interpessoais quando você não para e sente o cheiro das rosas”, explica o Dr. Serani. Com o tempo, o sistema nervoso pode ficar altamente excitado, dificultando o relaxamento, mesmo quando a pessoa se esforça para isso.
Como relaxar de verdade?
1. Relaxamento ativo
A Dra. Natalie Christine Dattilo, psicóloga clínica, enfatiza que relaxar é um processo dinâmico. “O relaxamento não é uma atividade tão passiva quanto as pessoas foram levadas a acreditar, e não é algo natural para algumas pessoas”, ela relata. O verdadeiro relaxamento envolve se envolver em atividades que desencadeiam uma reação de relaxamento. Pode ser uma dança, um passeio no parque, brincadeiras com seu bicho de estimação ou algo que dê prazer e te “desconecte” da rotina.
2. Estabeleça limites
Estabeleça limites claros entre o trabalho e a vida doméstica. Considere desligar seus dispositivos eletrônicos mais cedo todas as noites.
Faça do autocuidado uma prioridade e aprenda a exercitar isso todos os dias”, diz o Dr. Serani.
3. Pratique o método de relaxamento Benson
Este método consiste em sentar-se confortavelmente, fechar os olhos e relaxar deliberadamente todos os músculos, dos pés à cabeça, enquanto respira profundamente por 20 minutos. “Isso provavelmente parecerá um pouco desafiador ou forçado no começo, então talvez comece com cinco minutos e aumente gradualmente”, recomenda o Dr. Dattilo.
4. Faça uma lista de “Feito”
Em vez de focar na sua lista de tarefas a fazer, faça uma lista do que você já fez. “Destacar sua lista de tarefas concluídas ajudará a celebrar suas tarefas concluídas e incentivará o relaxamento”, aconselha o Dr. Serani.
5. Pratique meditação de cinco minutos
“Estudos mostram que até mesmo cinco minutos de respiração profunda, silêncio e descanso podem melhorar o funcionamento mental e físico”, explica o Dr. Serani. Para sessões mais longas, considere usar um aplicativo de meditação guiada.
6. Aplique a ‘Técnica 5,4,3,2,1’
Aterre-se nomeando cinco coisas que você pode ver, quatro que você pode tocar, três que você pode ouvir, duas que você pode cheirar e uma que você pode saborear. Este exercício sensorial pode ajudar a aliviar a ansiedade e facilitar o relaxamento.
O gerenciamento do estresse pode ser difícil, mas saber por que ele ocorre e implementar boas práticas de relaxamento pode causar um grande impacto. Estabelecer limites, praticar técnicas de relaxamento e focar em fatos positivos ajudará você a atingir o verdadeiro relaxamento e melhorar seu bem-estar geral.
Fonte: CicloVivo