Meio ônibus, meio metrô: conheça transporte rápido e silencioso na Austrália
O-Bahn, transporte alternativo no subúrbio da Austrália, substituiu planos de sistema ferroviário e leva milhares de passageiros por dia
As opções de transporte público urbano costumam contar com linhas de ônibus, trens e metrôs. A Austrália tem uma quarta opção: o O-Bahn, um serviço de ônibus guiado em trilhos de metrô que promete uma viagem rápida, silenciosa e mais sustentável. O sistema funciona na cidade de Adelaide e foi o primeiro corredor de ônibus guiado do hemisfério sul.
O O-Bahn é uma linha de ônibus guiado em trilhos, que faz uma rota programada entre os principais pontos do subúrbio nordeste da cidade de Adelaide, na Austrália, ao longo do rio Torrens. Ele ganhou destaque por ser rápido, silencioso e mais eficiente do que os trens tradicionais. Isso porque é mais leve e circula em trilhos mais estreitos, diminuindo o impacto ambiental das estruturas e facilitando a integração com outros sistemas de mobilidade urbana. Na prática, ele oferece uma opção extra para os moradores australianos na hora de se deslocar na cidade.
Ideia surgiu há mais de 30 anos
- A ideia do ônibus guiado foi aprovada pelo governo da Austrália em 1979, inspirado em um sistema de transporte alemão;
- O projeto substituiu planos de construir um sistema ferroviário ao longo do rio Torrens rumo ao nordeste da cidade;
- Mais de 30 anos depois da aprovação, um artigo coautorado pelo professor adjunto da Universidade da Austrália do Sul, Derek Scrafton, ex-diretor-geral de transportes da África do Sul durante a construção do O-Bahn, analisou o legado do sistema de transporte alternativo e suas vantagens;
- Segundo ele, o O-Bahn é muito mais eficiente do que a rede ferroviária de Adelaide em termos de pessoas circulando por quilômetro;
- A popularidade também está crescendo: a cada ano, 50% a mais de usuários frequenta o meio de transporte do que no início dos anos 1990. São 31 mil passageiros por dia útil.
Apesar de aliviar o tráfego urbano e oferecer mais uma opção de transporte para os moradores da cidade na Austrália, Scrafton prevê que o sistema ainda pode melhorar. Para ele, o O-Bahn pode transportar 18 mil passageiros por hora em cada direção. A única restrição existente é o espaço para que os ônibus guiados estacionem na hora de embarcar e desembarcar passageiros ao longo da rota.
No artigo, ele também comentou sobre planos de estender o transporte alternativo para outras partes da Austrália, mas que isso não foi para frente.
No entanto, uma extensão concluída em 2017 instalou um túnel passando entre um parque e reduziu o tempo de viagem da linha de ônibus em quatro minutos, beneficiando passageiros, motoristas da linha, condutores na rua e pedestres.
Recentemente, um grande estudo sugeriu que o meio de transporte fosse estendido até Golden Grove, outra cidade no subúrbio de Adelaide. A proposta ainda precisa ser discutida no Parlamento e enfrenta desafios, principalmente em relação às terras privadas na extensão da rota.
Fonte: Olhar Digital