Educação

Capixaba de 13 anos é ouro na Olimpíada Global de Matemática em Singapura

Por Renata Dias

Um garoto capixaba, de 13 anos, conquistou a medalha de ouro individual e de bronze na categoria de equipe, na Olimpíada Global de Matemática em Singapura versão 2024. Davi Zanchetta Aguiar é um gênio, mas nem por isso deixa de admitir que foi um desafio.
“Mesmo que tenha sido muito difícil, de muito preparo, consegui trazer o ouro para o Brasil”, disse o capixaba, em vídeo divulgado pela mãe, Mayte, nas redes sociais. “Obrigado, pessoal, valeu pela torcida”, acrescentou ele, com um sorriso imenso.

Davi fazia parte da delegação brasileira com mais 20 estudantes. Ele ficou em 6º lugar no ranking global da categoria dele na olimpíada. Ele foi até Singapura para participar da Olimpíada Global de Matemática, a Singapore International Math Olympiad Challenge (SIMOC). Na competição individual, conquistou a medalha de ouro. Já na atividade em grupo, levou o bronze para casa. A competição é dividida em várias categorias baseadas em diferentes níveis de escolaridade, abrangendo desde o ensino fundamental até o ensino médio.

A mãe, Mayte Aguiar, é felicidade total com a conquista do filho. “Estamos muito felizes por essa conquista muito maior do que esperávamos. Atravessamos o mundo para vivenciar esta experiência incrível em Singapura. A delegação brasileira fez bonito e representou muito bem o país em um dos países com a melhor educação do mundo”, disse.

Olimpíada Global de Matemática
A Olimpíada Global de Matemática, Singapore International Math Olympiad Challenge (SIMOC), ocorre todos os anos. Na versão 2024, participaram 2.400 estudantes de 35 países. Na olimpíada, há três categorias: 1 Concurso individual de Olimpíada de Matemática escrita para as séries de 1 a 12 (do ensino fundamental 1 ao ensino médio 2) e dois desafios baseados em equipe — Competição Math Master Mind e Desafio Mind Sports. As provas são realizadas por etapas. Na individual, há25 questões (incluindo 10 discursivas).

Os exames em equipe são reunidos estudantes de diferentes nacionalidades para que juntos soluções e estratégias para as questões apresentadas. Na prova de equipe de Davi, teve ele representou o Brasil, dois alunos a Indonésia, um o Camboja e outro da Mongólia. Cada etapa tem uma premiação própria.

Fonte: Só Notícia Boa

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish