Paleo & Arqueologia

Pequenas pegadas de dinossauros são encontradas na China

Pesquisadores acreditam que os registros tenham sido deixados por dinossauros menores que galinhas

Por Ana Julia Pilato

Minúsculas pegadas de dinossauros foram encontradas no Geoparque Mundial da Unesco de Linxia, na província chinesa de Gansu. Como relatado pelo South China Morning Post, os registros foram revelados após fortes chuvas e descobertos em agosto de 2023 por funcionários de um museu de dinossauros localizado dentro do parque.
Ao todo, foram encontradas cinco pegadas de três dedos, com cerca de 1cm a 3cm de diâmetro. Paleontólogos relacionaram os minúsculos registros a um dos menores dinossauros descobertos até hoje, o Minisauripus.

Estimamos que o comprimento do corpo [dos dinossauros] seja de cerca de 25cm, mas a cauda deve representar pelo menos metade do comprimento”, explicou Xing Lida, que participou das investigações, ao South China Morning Post.

Os pesquisadores não descartaram a possibilidade de que as pequenas pegadas tenham sido deixadas por filhotes de uma espécie ligeiramente maior. Porém, se pertencerem mesmo aos Minisauripus, as pegadas podem ajudar a compreender mais sobre o pequeno dinossauro. Além disso, algumas marcas de ondulações e outras pegadas também foram encontradas junto aos registros, indicando que o minidino viveu ao lado de aves aquáticas.

A miniaturização dos dinossauros foi um fator-chave na sua evolução para as aves e foi um evento evolutivo muito importante”, completou Xing.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish