Paleo & Arqueologia

Paleontólogos descobrem novo dinossauro predador através da “sobrancelha”

Alpkarakush kyrgyzicus: paleontólogos descobrem dinossauro com “sobrancelha” no Quirguistão, na Ásia Central

Por Isabela Oliveira

Cientistas encontraram no Quirguistão, na Ásia Central, um novo gênero e espécie de dinossauro com uma “sobrancelha” saliente, chamado de Alpkarakush kyrgyzicus. A descoberta é significativa porque, até hoje, nenhum grande dinossauro predador jurássico era conhecido na região entre a Europa central e o Leste Asiático. O local da descoberta fica nas regiões desérticas e montanhosas perto da cidade de Tashkumyr, no oeste do país, onde escavações descobriram os primeiros restos do fóssil, em 2006.
O Alpkarakush se diferencia de outros dinossauros pela “sobrancelha” no osso pós-orbital, que fica no crânio atrás da abertura do olho, indicando a presença de um chifre, entre outras características únicas. Até 2023, os paleontólogos recuperaram ossos do crânio, vértebras dorsais e pélvicas, fragmentos da cintura escapular e dos membros anteriores, bem como a cintura pélvica quase completa e os membros posteriores.

Com cerca de oito a nove metros de comprimento, o exame da estrutura óssea interna revelou que ele era quase um adulto, com ao menos 17 anos. O fóssil recebeu o nome de Alpkarakush devido a um pássaro gigante do épico mitológico quirguiz “Manas”. Por outro lado, o nome da espécie, kyrgyzicus, vem da República Quirguiz, origem do novo dinossauro. A nova espécie pertence aos metriacantossaurídeos. Os estudiosos sugerem ser do Sudeste Asiático, de onde se espalharam para outros continentes pela Ásia Central e Europa.

Embora a afiliação de Alpkarakush com os metriacanthosaurídeos não seja necessariamente uma surpresa, esta descoberta fecha uma enorme lacuna em nosso conhecimento dos terópodes jurássicos. Ela nos leva a novos insights importantes sobre a evolução e biogeografia desses animais”, disse o professor Oliver Rauhut. Ele é o autor do estudo publicado no Zoological Journal of the Linnean Society.

Os cientistas ainda encontraram restos de um Alpkarakush ligeiramente menor no local. Agora, modelos em 3D fotogamétricos digitais de todos os ossos relevantes do Alpkarakush estão disponíveis on-line para pesquisadores do mundo todo. No futuro, ele pode se tornar o primeiro esqueleto original de dinossauro em exibição no Quirguistão. Além disso, uma reconstrução com os ossos originais já está em planejamento no Museu Histórico Nacional em Bishkek, aguardando financiamento.

Fonte: Giz Brasil

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish