Educação

Estudo mostra impacto da lição de casa

Estudo irlandês com alunos do ensino médio revela papel da lição de casa no aprendizado de matemática e ciências

Por Isabela Oliveira

Pesquisadores irlandeses descobriram qual é a importância da lição de casa no desempenho escolar dos alunos. Usando inteligência artificial (IA), a pesquisa analisou 4.118 estudantes do país no segundo ano do ensino médio e avaliou o impacto de diferentes lições de matemática e ciências. O resultado foi publicado no jornal Learning and Instruction.
O estudo mostrou evidências de que a frequência do dever de casa é mais importante do que sua duração. Por exemplo, tarefas diárias foram mais eficazes para melhorar o desempenho em matemática. Enquanto que de três a quatro vezes por semana foram suficientes para a aprendizagem de ciências.

Além disso, lições de casa mais curtas, com duração de até 15 minutos, demonstraram ser tão eficazes quanto as mais longas. Ou seja, o treinamento regular e conciso beneficia o aprendizado sem sobrecarregar os alunos.
Contrariando pesquisas anteriores, o resultado se revelou o mesmo para todos os alunos, independentemente da origem socioeconômica. Por essa razão, os pesquisadores defendem que os deveres de casa sejam regulares e de curta duração.

Nosso estudo fornece fortes evidências de que o dever de casa regular pode melhorar significativamente o desempenho do aluno, especialmente quando dado ‘pouco e frequentemente’. Ao evitar tarefas de casa muito longas, isso também permite que os alunos equilibrem o trabalho escolar com outras atividades importantes fora da escola”, disse Nathan McJames, o autor principal da pesquisa.

Além de McJames, lideraram o estudo os autores Prof. Andrew Parnell e Prof. Ann O’Shea, do Hamilton Institute e do Department of Mathematics and Statistics da Maynooth University. A descoberta analisou dados das avaliações internacionais de conhecimento Tendências em Estudo Internacional de Matemática e Ciência.

Fonte: Giz Brasil

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish