Deus na escola pública? A história de uma grande polêmica
Formado pela Universidade Federal Fluminense, o historiador Oswaldo Viana Jr. apresenta, no livro ‘Deus na escola pública’, as inúmeras discussões havidas em torno do assunto no Brasil
Por Buana Lima*
A partir da difusão das ideias e valores do Iluminismo, propagados pela Revolução Francesa, o ensino de religião nas escolas públicas começou a gerar inúmeras controvérsias em diversos países. Muitos pensadores e legisladores pretenderam acabar com todo e qualquer ensino desse tipo nos colégios públicos. “O estado é laico”, bradam.
No Brasil, o assunto sempre causou muita polêmica, especialmente nos anos 1930. Após a Proclamação da República, em 1889, o governo brasileiro — fortemente influenciado pelas ideias do Positivismo e da maçonaria anticatólica — proibiu terminantemente o ensino religioso nas escolas públicas.
Apenas em 1931, o presidente Getúlio Vargas — após várias negociações com o cardeal do Rio de Janeiro — fez um decreto autorizando o retorno dessa disciplina. Essa decisão causou muitos debates em todo o país: o ensino religioso escolar foi o assunto mais discutido na Assembleia Constituinte de 1934.
Em seu livro, o professor Oswaldo apresenta em detalhes alguns daqueles embates e discute, em profundidade, os argumentos de dois grandes líderes da época: o padre jesuíta Leonel Franca e o pastor batista João Soren, que se posicionaram de maneira antagônica em relação ao assunto — um a favor, e o outro totalmente contra o ensino religioso escolar.
Um ponto que merece destaque é o capítulo 1 do livro, no qual o autor apresenta um valioso resumo da trajetória da Igreja Católica no Brasil e dos primórdios do protestantismo nacional, trazendo à tona diversos episódios dramáticos, pitorescos e até cômicos de nossa história.
De leitura agradável, bem documentado e ilustrado, ‘Deus na escola pública’ oferece aos leitores um olhar privilegiado para a observação de temas como: liberdade religiosa, estado laico, bullying escolar e intolerância, convidando o leitor a refletir sobre a necessidade de respeito às diferenças que os direitos humanos e a vida em sociedade exigem.
O livro está à venda na Amazon: www.amazon.com.br/dp/B0DH7YMVQM
Contato com o autor: e-mail: prof.oswaldo@proton.me
Instagram: @prof.oswaldoviana Lima
Buana Lima
Gestora cultural internacional
WhatsApp (+21) 97616-3304 ou (+21) 99982-6280