Educação

Psicomotricidade e aprendizagem, entenda a relação

É de grande importância analisar a psicomotricidade como parte integrante do processo de aprendizagem, uma vez que cresce, a cada dia, o índice de alunos com dificuldades de aprendizagem

A psicomotricidade é fundamental para a aprendizagem da criança, pois está relacionada ao desenvolvimento motor, que é essencial para escrita, leitura, concentração e raciocínio lógico. A psicomotricidade é o conjunto de atividades que desenvolvem a motricidade de uma pessoa, e está relacionada com a relação entre a mente, a afetividade e a motricidade.
Crianças que apresentam problemas no desenvolvimento motor podem apresentar outros embaraços no âmbito escolar como defasagem no desenvolvimento motor e dificuldades de aprendizagem. Assim, compreender a Psicomotricidade pode beneficiar os alunos com tais dificuldades.

Atualmente, os problemas de aprendizagem constituem uma grande preocupação dentro das instituições escolares, portanto, se faz necessário que todos os envolvidos neste processo sejam leitores e pesquisadores para poder entender melhor os fatores que estão influenciando a maioria das dificuldades e como podem ser trabalhados de forma a minimizá-los no dia a dia escolar.

Portanto, para promover a psicomotricidade na escola não são necessários muitos recursos, bastando o planejamento das atividades, com metas e avaliações; o empenho do professor para observar seus alunos e intervir quando necessário; materiais e espaço adequados para a realização das atividades. Em sala de aula, o professor pode usar jogos que estimulem os aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos dos alunos. Através da brincadeira é possível detectar atrasos e dificuldades motoras e psicológicas que interferem na aprendizagem.

A psicomotricidade é importante para:
1.
Melhorar o desenvolvimento motor de crianças com dificuldades;
2. Desenvolver a consciência motora infantil;
3. Ajudar a criança a dominar o próprio corpo;
4. Permitir a criança expressar-se através do corpo;
5. Facilitar a abordagem global da criança;

Através da psicomotricidade a criança passa por experiências e desenvolve sua individualidade, sua linguagem e socialização. Sendo assim, não há como pensarmos em aprendizagem se esta não estiver ligada ao movimento. Portanto, o conhecimento da criança sobre seu próprio corpo lhe dará condições de situar- se no espaço, controlar o tempo e desenvolver habilidades e coordenação de gestos e movimentos que auxiliarão no processo de apropriação da leitura e escrita.

É de grande importância analisar a psicomotricidade como parte integrante do processo de aprendizagem, uma vez que cresce, a cada dia, o índice de alunos com dificuldades de aprendizagem. A psicomotricidade, dentro da intervenção psicopedagógica, exerce grande influência na vida da criança estimulando-a a conhecer-se como um ser integral, favorecendo assim o seu desenvolvimento e sua aquisição de conhecimentos, possibilitando novos caminhos para a superação de dificuldades de aprendizagem e discutindo para isso a relação entre o psicomotor e os processos de aprendizagem, com possibilidades de avançar na superação destes problemas.

A psicomotricidade no desenvolvimento da criança contribui para melhorar a coordenação motora, tarefas de praxia global e fina que, por sua vez, ajudará na aprendizagem da leitura, da escrita, da concentração e do raciocínio lógico. Para isso, precisa ser estimulado em seu psicomotor, respeitando-se a individualidade de cada um como ser único, e permitindo a autonomia de forma que respeite as diferenças individuais e possibilite a esta criança alcançar a autonomia. E para que isso ocorra, é importante que ela vivencie experiências diversas no processo do seu desenvolvimento, onde o educador precisa criar condições para que desenvolvam suas capacidades num todo.

Estudos feitos na área da educação mostram que, ao desenvolver a psicomotricidade na infância, o indivíduo passa a ter mais controle sobre a coordenação motora e consegue desenvolver movimentos mais complexos como aprender a andar de bicicleta; trabalhar os músculos da mão, algo importante para aprender a escrever ou recortar, por exemplo; ter noção de ritmo, conseguindo aprender passos de dança ou entender notas musicais; diferenciar os movimentos realizados pelo lado esquerdo e direito do corpo; entender o que é o presente e como as ações de agora afetam o meio externo, entre outras coisas.

Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A educação da criança deve evidenciar a relação através do movimento de seu próprio corpo, levando em consideração sua idade, a cultura corporal e os seus interesses. Os três pilares da psicomotricidade são sustentados por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Sendo estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) — sistema límbico, o poder fazer (motor) — sistema reticular e o saber fazer (cognitivo) — córtex cerebral.

(Foto: Associação Brasileira de Psicomotricidade/Reprodução)

Léia Flauzina

Léia Flauzina

Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, Especialista em Autismo, Neurociência, Aprendizagem e Mestre em Educação, Escritora, Palestrante e Neuroterapeuta

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