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Como é o cérebro da criança de cinco anos na escola — Parte II

Nessa idade a criança já apresenta habilidades como contar, ler, desenhar, escrever, recitar o alfabeto, entre outros

Nessa idade, o cérebro já se encontra com 15.000 sinapses e já atingiu 80% do tamanho do cérebro adulto. O cérebro já corresponde a 90% das conexões cerebrais estabelecidas até os seis anos. A criança já apresenta habilidades como contar, ler, desenhar, escrever, recitar o alfabeto, entre outros. Saber o que esperar do seu filho e aluno nessa idade é o caminho para lidar com as mudanças da melhor forma possível. Mas quais desafios, brincadeiras e responsabilidades uma criança nesta idade pode lidar? O desenvolvimento infantil de uma criança de cinco anos é marcado por várias mudanças, tais como:

Autonomia: a criança se torna mais independente e gosta de tomar suas próprias decisões. Ela consegue se vestir sozinha, escovar os dentes, se equilibrar e comer sem ajuda.
Comunicação: a criança fala bem, conta histórias simples e usa o tempo futuro. Ela também compartilha mais seus pensamentos e questões, e é importante que você ouça e converse com ela.

Conhecimento do mundo: a criança tem uma noção clara do que é real e imaginário, e entende conceitos como “hoje”, “amanhã”, “lá na vovó” e “em cima”.
Conhecimento de si mesma: a criança desenvolve uma maior consciência de si mesma e dos outros, e percebe que é um indivíduo separado.
Sociabilidade: a criança fica mais fácil de fazer amizades, e é importante ensinar a compartilhar brinquedos.

Nesse período podemos estimular o aprendizado contando histórias reais sobre a família e o passado, e incentivando a criatividade. É importante dar autonomia para a criança, respeitando o que ela consegue fazer. As crianças nesta idade estão constantemente explorando e experimentando novas coisas, buscando compreender como as coisas funcionam. No crescimento saudável de uma criança, o cérebro se desenvolve mais do que em qualquer outro momento da vida. E a fase inicial do cérebro que se tem um impacto duradouro na capacidade de aprendizado e de ter sucesso na escola. Tais conexões cerebrais se desenvolvem e, até mesmo, durarão por toda a vida.

A neurociência destaca que este é o período de base para o desenvolvimento subsequente, e que as experiências e aprendizagens positivas ou negativas nesta fase irão impactar de forma duradouras para a vida da criança. Portanto, é uma fase a ser abordada com sensibilidade e consciência, para garantir que cada criança tenha a oportunidade de alcançar seu potencial máximo. É crucial que o ambiente de aprendizagem seja rico em estímulos variados e positivos para facilitar o desenvolvimento cerebral ótimo.

A exposição a uma variedade de experiências e aprendizagens pode ajudar a nutrir a plasticidade cerebral e promover um desenvolvimento saudável. A maturação cerebral é um processo contínuo que ocorre em etapas progressivas e regressivas, e que está relacionado com o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentais.

O processo maturacional como um todo, ou seja, desenvolvimento de órgãos e produção hormonal. Isso tem relação com a região pré-frontal do córtex cerebral, conhecida como um centro executivo, responsável pelas nossas vontades e desejos e pelo comportamento social, configurando-se como a área mais humana do cérebro

Na escola
Cognitivamente criança de cinco anos está em uma fase intensa de desenvolvimento linguístico. Ela está expandindo seu vocabulário, começando a formar frases mais complexas e começando a entender as regras gramaticais básicas. A memória de trabalho e as habilidades de atenção estão se desenvolvendo rapidamente. As crianças começam a ser capazes de manter informações na mente por um período mais longo, o que facilita a aprendizagem e a resolução de problemas. As crianças começam a desenvolver um pensamento lógico mais estruturado, sendo capazes de identificar padrões, categorizar objetos e resolver problemas simples através de raciocínio.

O desenvolvimento motor fino está se aprimorando, permitindo que as crianças realizem tarefas que requerem uma coordenação mais delicada, como desenhar formas específicas ou manusear pequenos objetos. É de suma importância a escola oferecer um ambiente de aprendizagem seja rico em estímulos variados e positivos para facilitar o desenvolvimento cerebral ótimo.

A exposição a uma variedade de experiências e aprendizagens pode ajudar a nutrir a plasticidade cerebral e promover um desenvolvimento saudável. É imperativo a escola prover um ambiente enriquecido e amoroso que apoie e nutra o florescimento das habilidades emergentes da criança, seja na cognição, na socioemocionalidade ou no desenvolvimento motor.

Léia Flauzina

Léia Flauzina

Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, Especialista em Autismo, Neurociência, Aprendizagem e Mestre em Educação, Escritora, Palestrante e Neuroterapeuta

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