RedePetroES — energia para novas oportunidades
Rafaele Cé, presidente da RedePetroES
A revista AÇO 5.0BR, do grupo Fatos & Notícias, traz, na sua primeira edição, entrevista com o presidente da RedePetroES, Rafaele Cé, para falar sobre a promoção do associativismo entre as empresas da cadeia de fornecedores de óleo e gás. A RedePetro é um projeto nacional, foi feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Petrobras, com o objetivo de fomentar os micro e pequenos fornecedores do setor de óleo e gás.
Fundada em 2008 com apoio da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e da Federação de Comércio do Espírito Santo (Fecomércio), a RedePetroES, hoje, conta com 128 empresas associadas, totalizando mais de nove mil funcionários envolvidos e um faturamento aproximado de R$ 4 bilhões/ano.
As ações de 2024, realizadas entre almoços, acompanhamento de missões, feiras e seminários foram todas voltadas para geração de negócios. Para o associado que almeja instalar a certificação ISO 9001, a RedePetroES conta com a parceria do Sebrae; do Serviço Social da Indústria (Sesi); do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC); do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Materiais Elétricos do ES (Sindifer), além de outras instituições, para atender demandas das empresas.
O Espírito Santo é um estado privilegiado para o setor com a Exploração e Produção (E&P) em alto-mar (offshore) e em terra firme (onshore), afirma Rafaele. “Na exploração em terra há um fomento de mão de obra local muito grande. Já o offshore, apesar de precisar de apenas três funcionários para extrair um barril de petróleo, tem os royalties. Com uma produção diária de 180 mil barris de óleo podendo chegar a 200 mil, com projeções de atingir 300 mil até o final de 2025 ou início de 2026”, explica.
“O mercado está extremamente aquecido, como referência, se pegarmos os flexíveis, que são tubulações que levam o petróleo da extração às plataformas, aquelas empresas que precisarem comprar esse material (flexíveis), só vão conseguir o produto daqui a dois anos, daí, podemos sentir o aquecimento do mercado”, prevê o presidente.
Voltando às atuações da RedePetroES, houve 18 ações em 2024, como destaca Rafaele. “Além de almoços de negócios, tivemos as viagens e as missões nas quais participamos, em grupos, das principais feiras nacionais e internacionais. Montamos grupos para aproveitar, ao máximo, o network, que é muito importante. Iniciaremos 2025 com um seminário que vai acontecer em São Mateus, no dia 13 de fevereiro, no Sesc da cidade, com rodadas de negócios e uma feira de apresentação de produtos. Começará às 10h e vai até às 20h, contará com a presença de vários atores nacionais do setor de óleo e gás do Estado e, vocês, da revista AÇO 5.0BR, estão convidados a fazerem a cobertura. A ideia é fazer com que as pequenas empresas tenham acesso às grandes empresas, que são as operadoras independentes e que estão muito mais próximas do mercado”, finaliza.