Pequi: fruto típico do Cerrado é perfumado, gostoso e nutritivo
Muito usado em receitas salgadas e doces na Região Centro-Oeste, o pequi é uma delícia pouco conhecida em outras partes do Brasil
A safra do pequi, o “ouro do cerrado”, começa em outubro e vai até janeiro. Com a colheita realizada em matas nativas e lavouras, principalmente no Cerrado brasileiro, vai ser possível encontrar o fruto in natura em feiras e supermercados, exalando um doce perfume muito conhecido na região Centro-Oeste do Brasil. Essa é também uma boa oportunidade para quem quiser conhecer o sabor único do pequi.
Fora das regiões produtoras e pela internet, dá para encontrar o pequi embalado a vácuo para garantir o seu frescor. Em locais como o Mercado Municipal de São Paulo, é encontrado em boxes especializados em temperos e molhos, onde entra na composição dos produtos.
O fruto pode ser usado nas produções de pratos salgados como as famosas combinações “arroz com pequi” e “frango com pequi”. E, para quem não sabe, também é muito utilizado em pratos doces como sorvete, suco, geleia e licor. Em pesquisa nas redes sociais é possível ver que até hambúrguer já foi feito com ele.
Além do sabor inconfundível, o pequi traz diversos benefícios para a saúde”, conta o o professor Jorge Ferreira, agrônomo especialista em Produção Vegetal e coordenador adjunto do curso de Agronomia da Faculdade Una Jataí, em Goiás.
Benefícios do pequi para a saúde
- O pequi tem o dobro de vitamina C da laranja.
- O fruto é antioxidante, o que ameniza o envelhecimento da pele, e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.
- A polpa é uma das melhores fontes naturais de vitaminas A, E, B1 e B2 que são boas para a visão, para o desenvolvimento dos ossos e do sistema nervoso e para a prevenção de doenças cardiovasculares.
- A semente é processada para extração de óleos, que têm ação anti-inflamatória e são muito utilizados na indústria de cosméticos.
- O pequi tem muita fibra, o que auxilia na digestão e na eliminação do excesso de colesterol “ruim”, beneficiando a saúde cardíaca.
Além do sabor e dos benefícios à saúde, o pequizeiro também possuí outras vantagens. O professor Jorge Ferreira ressalta que “as flores servem de alimentos para os animais e a casca produz corante de ótima qualidade”.
“Não vale um pequi roído” — Para quem não está familiarizado com o pequi, uma dica importante é não morder o fruto, já que o interior do seu caroço tem muitos espinhos. Para saborear, basta roer a parte de fora, de tons amarelos e laranjas, e descartar o resto.
Fonte: CicloVivo