Ter mais testosterona não vai aumentar sua libido, diz estudo
Embora altos níveis de testosterona não aumentem o desejo sexual, eles podem motivar homens a buscar mais encontros românticos
Por Nayra Teles
Quando a libido de um homem diminui, é senso comum dizer que a testosterona dele está baixa. Parece que essa ideia pode estar errada. Uma nova pesquisa mostra que altos níveis do hormônio sexual masculino não significam aumento do desejo, mas podem levar, especialmente os solteiros, a se esforçarem mais na busca por encontros românticos.
O estudo, conduzido por uma equipe internacional de pesquisadores, realizou um experimento de um mês com 41 homens adultos jovens. Cerca de um terço deles estava em relacionamentos sérios. A maioria era heterossexual, com apenas três se identificando com outras orientações sexuais. A pesquisa foi publicada em Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.
Os níveis mais altos de testosterona nos homens podem não estar diretamente relacionados a um aumento no desejo sexual, mas estão associados a uma mudança comportamental. Em vez de elevar a libido, o aumento nos níveis de testosterona pode levar homens solteiros a se esforçarem mais para encontrar um parceiro, como passar a usar aplicativos de namoro ou procurar sair mais para conhecer pessoas. Até homens casados podem ficar mais inclinados a buscar encontros românticos ou situações de flerte nesses casos (não necessariamente com outras pessoas fora do relacionamento).
O estudo não explicou se esses comportamentos de cortejo são a causa do aumento da testosterona ou o contrário, e mais pesquisas são necessárias para entender o que está acontecendo exatamente. A insatisfação com o próprio desejo sexual pode fazer homens buscarem formas de elevar os níveis de testosterona. Seja indo mais à academia ou utilizando suplementos. Não importa o modo, apenas aumentar a quantidade do hormônio produzida provavelmente não vai resolver a questão.
O desejo é influenciado por muitos fatores, como estresse e saúde mental. A melhor forma de manter a saúde sexual é por meio de uma vida equilibrada, com exercícios, sono adequado e uma boa alimentação. Pesquisas futuras podem incluir uma variedade maior de pessoas, como de diferentes idades, gêneros e orientações sexuais, além de investigar o impacto da testosterona usada em terapia hormonal.
Fonte: Olhar Digital